Prisão em Amsterdã será transformada em complexo residencial sustentável

24/10/2017 por Redação SustentArqui

Por falta de presos, prisão em Amsterdã fecha, e será transformada em um complexo residencial sustentável, que ajudará a revitalizar a área do seu entorno.

Os retrofits verdes são sem dúvida uma grande tendência no mercado das construções sustentáveis. Transformar espaços sem usos em novas funções, não só diminui a quantidade de materiais que seriam empregados para uma nova construção, como ajuda a revitalizar a área do entorno da antiga edificação abandonada.

Relacionado: Reforma sustentável transforma museu na Holanda 

Um bom exemplo dessa tendência é o projeto de revitalização de uma antiga prisão em Amsterdã. A Bijlmerbajes ficava localizada no sudeste da cidade e foi construída na década de 1970, agora será transformada em um complexo residencial sustentável com 7,5 hectares.

O complexo prisional foi um marco na periferia de Amsterdã há décadas. Com a expansão urbana da cidade para o norte, sul, leste e oeste, a área tornou-se gradualmente um centro geográfico do novo desenvolvimento urbano de Amsterdã e agora poderá se transformar em um espaço cívico e cultural vibrante.

prisão em amsterdã prédios sustentáveis

A equipe colaborativa da OMA, FABRICATIONS e arquitetos paisagistas da LOLA desenvolveram um plano-mestre composto por seis torres residenciais e um edifício administrativo, com uma série de pátios e jardins interligando os espaços.

O conceito de ilha da antiga prisão será preservado, mas os espaços serão ligados através de novas pontes para pedestres e ciclistas. O projeto chamado Bajes Kwartier, será um agradável espaço praticamente livre de carros, com jardins e áreas para recreação e esportes.

A reutilização de materiais da antiga prisão em Amsterdã é parte fundamental da missão do projeto do novo complexo sustentável.

Poe exemplo, serão utilizados os elementos pré-fabricados das paredes existentes como revestimento para os novos edifícios; as barras de prisão serão usadas como balaustradas, e as portas das celas se tornarão painéis laterais para as novas pontes para pedestres

 

prisão em amsterdã prédios sustentáveis

 

A área da antiga prisão e os seus edifícios, que pertencem ao governo holandês, serão vendidos à AM Real Estate que fará a incorporação do empreendimento, previsto para iniciar no começo de  2018.

 

prisão em amsterdã prédios sustentáveis

prisão em amsterdã prédios sustentáveis

prisão em amsterdã prédios sustentáveis

 

Fotos e imagens:© OMA + FABRICations



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *