Projeto Água para Vida pretende construir cisternas no nordeste. Saiba como ajudar - SustentArqui

Rio de Janeiro 20/03/2017 | 13:58 - Por: Redação Sustentarqui

Projeto Água para Vida pretende construir cisternas no nordeste. Saiba como ajudar

projeto água para vida

Imagem Divulgação

Projeto Água para Vida, uma inciativa da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, pretende construir de cisternas no agreste pernambucano, garantindo maior qualidade de vida aos moradores da região, através do acesso a água potável e saudável.

Todo ano, milhares de pessoas sofrem com a seca no nordeste brasileiro. Famílias vivendo nesta região trabalham principalmente com agricultura, recebendo menos de um salário mínimo por mês. A situação de vulnerabilidade econômica e social se agrava com a chegada dos meses de verão, quando, por falta de chuva, as plantações diminuem e, consequentemente, o trabalho disponível também.

projeto água para vida

Foto: Bernardo Dantas

A população carece de infraestrutura em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito ao acesso à água de qualidade. A falta de disponibilidade de água força mulheres, crianças e idosos a caminharem longas distâncias, diversas vezes por semana, para abastecerem suas casas. Em muitos casos, a caminhada leva em torno de duas horas, ida e volta.

Devido a esta situação, é muito comum que mulheres e crianças na região não tenham acesso pleno a educação, o que diminui severamente suas chances de um futuro mais próspero. Mulheres que dedicam seu dia a esta tarefa não têm possibilidade e trabalhar e, portanto, não podem contribuir com a renda familiar. Esta realidade as coloca em dependência de seus maridos, o que, por sua vez, aumenta o número de casos de agressão e violência doméstica.

Em muitos casos, a água utilizada pela família não é tratada, pois vem de açudes e lagos. Estes locais também são usados por animais; para lavanderia comunitária; para banho; para dejetos. O uso de água inadequada aumenta, por sua vez, a aparição de doenças e outros problemas de saúde.

Para trazer alívio à região, Habitat para a Humanidade Brasil se aliou a parceiros locais e internacionais com o objetivo de proporcionar a estas famílias com os meios necessários para captação e armazenamento de água de chuva.

projeto água para vida

projeto água para vida

 

Como Funciona o Projeto Água para Vida

As famílias beneficiadas pelo Projeto Água para Vida vivem em comunidades rurais na região do agreste pernambucano. Foram contempladas famílias que não têm acesso a água, vivendo com renda mensal de até meio salário mínimo (R$339) e cujas mulheres são chefes de família. Para além disto, todas as famílias contempladas possuem telhados em situação precária ou com tamanho abaixo do mínimo permitido para participação no Programa 1 Milhão de Cisternas.

As famílias selecionadas recebem o reparo/aumento do telhado totalmente subsidiado e participam do processo de construção, apoiando no reparo do seu telhado e do telhado de outras famílias na comunidade.

Todas as famílias beneficiadas participam de oficinas e capacitações em direitos humanos, gênero e políticas públicas para que a comunidade possa ter participação ativa na elaboração de propostas junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural.

Para além das melhorias no que diz respeito à parte técnica – que, por si só, já garante maior qualidade de vida aos moradores da região, através do acesso a água potável e saudável, diminuindo a incidência de doenças e de tempo gasto com captação – o projeto visa preparar estas famílias para que possam reivindicar direitos para a comunidade.

Garantindo a sustentabilidade da iniciativa, jovens moradores locais terão treinamento técnico para que possam estar envolvidos na manutenção dos reparos, garantindo sua viabilidade a longo prazo.

 

Para ajudar a tornar a iniciativa realidade, um grupo de estudantes de Engenharia Ambiental da PUC-Rio se mobilizou para apoiar a Habitat para Humanidade Brasil, e criaram uma campanha para arrecadar fundos para o Projeto Água para Vida. FAÇA AQUI A SUA DOAÇÃO. 

 

Veja o vídeo explicativo do Projeto Água para Vida:

 

Fonte e fotos: ONG Habitat para a Humanidade Brasil

,

Comments

Despoluição dos lagos do Ibirapuera

Despoluição dos lagos do Ibirapuera será feita por jardins filtrantes com plantas nativas

Despoluição dos lagos do Ibirapuera será feita por jardins filtrantes com plantas nativas. A limpeza será realizada ...
Restaurante em Bambu

Restaurante em bambu encanta quem passa pelo local

O restaurante em bambu, localizado em uma rodovia, oferece espaço onde os clientes podem sentir a forte conexão com ...
Primeiro edifício LEED V4 do Brasil

Primeiro edifício LEED V4 do Brasil utiliza princípios da arquitetura bioclimática

O Primeiro edifício LEED V4 do Brasil está localizado em Governador Valadares (MG) e foi projetado para reduzir o ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...