Supermercado orgânico em São Paulo tem decoração com materiais reaproveitados

Rio de Janeiro 31/05/2017 | 11:36 - Por: Cristiane Nunes

Supermercado orgânico em São Paulo tem decoração com materiais reaproveitados

Supermercado orgânico

Um supermercado orgânico foi inaugurado na cidade São Paulo, há pouco mais de um mês. Além de vendas de alimentos saudáveis, a Casa Orgânica investe na economia sustentável, com produtos que respeitam o meio ambiente.

A designer e fotógrafa Naíla Delalana e o arquiteto Alessandro Duarte, preocupados com a alimentação da família, resolveram abrir um supermercado 100% orgânico, com alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Supermercado 100% orgânico

 

Após fazerem uma pesquisa de campo, descobriram que a Vila Madalena, era o bairro onde se encontravam as pessoas que mais se preocupam com a alimentação saudável. O bairro ideal, favorável a arte e abrangente de diversas culturas, é onde se encontra o supermercado 100% orgânico.

Todos os produtos possuem identificações para as pessoas com restrição alimentar, como sem glúten, sem lactose, sem adição de açúcar, sem origem animal. Além disso nas prateleiras, tem a identificação dos produtos em inglês, e futuramente os clientes poderão encontrar os preços e os produtos com leitura em braile e um QR Code, que permitirá o cliente rastrear e saber exatamente a procedência de cada item.

Supermercado 100% orgânico

 

Além disso o local oferece não apenas alimentos, mas também produtos como materiais de limpeza, higiene pessoal, cosméticos, roupas, linha de nutrição animal. “Todos os produtos na Casa Orgânica, são certificados, não vendemos nada que não tenha certificação.” comenta a proprietária.

 

Reforma e Decoração Sustentável no Supermercado Orgânico:

O galpão com 500 m² foi um “achado”. O local era perfeito, com planta livre, batentes em madeira de demolição, ventilação natural e abundante iluminação natural.

Supermercado 100% orgânico

O casal sempre gostou de reutilizar coisas em casa, se um material não servisse para algo, ele teria outra função. A reforma e a decoração não foram diferente, foram feitas com produtos reutilizados, design moderno e criativo.

Os caixotes de madeira, foram encontrados pelos proprietários, em uma feira do Sebrae. Material este que seria descartado e eles conseguiram comprar, e reutilizar como mobiliário no supermercado.

O balcão e rodapé também são provenientes da reutilização de ferros retirados da fachada, assim como os vidros, que viraram tampos das mesas do atelier.

Supermercado 100% orgânico

Preocupados com a eficiência energética do edifício, todas as lâmpadas incandescentes, foram substituídas por lâmpadas Led.

O edifício conta com espaço para as crianças com brinquedos educativos. A acessibilidade, com corredores largos, recebem de braços abertos os cadeirantes e carrinhos de bebês que ali frequentam.

Supermercado orgânico

Economia sustentável

A intenção do supermercado orgânico, não era apenas vender alimentos, e sim ser um local, com produtos orgânicos em geral. No espaço interno possuem quiosques dedicados às pequenas empresas do ramo orgânico como perfumaria, sorveteria, loja de roupas.

“não cobramos aluguel e sim uma participação em cima do faturamento, com o objetivo do lucro em ambas as partes, com a intenção de crescer juntos e trabalhar pelo mesmo ideal” cometa Naíla sobre a economia sustentável implantada no local.

Os próximos parceiros serão um restaurante e uma outra loja de roupas. Atualmente está sendo instalada uma loja de sapatos, fabricados com garrafas PET e tecidos reciclados.

Supermercado 100% orgânico

O primeiro ponto de vendas fixo do Flores Para Os Refugiados (clique aqui e conheça mais sobre o projeto), é um parceiro de destaque. Um lindo projeto que foi encontrado por Naíla em uma feira pela cidade.

Os donos planejam ampliar os produtos a granel. As embalagens retornáveis estão sendo implantadas para os produtos de limpeza. As sacolas de papel, são vendidas com um valor de R$1,00, e também tem a opção de sacolas de tecido fabricadas com algodão orgânico.

 

Imagens: Naíla Delalana

, , ,

Comments

Móveis com materiais reciclados

Startup fabrica móveis com materiais reciclados

Startup liderada por Jamie Hall e Johann Boedecker fabrica móveis com materiais reciclados. A empresa trabalha no ...
escritório sustentável

Escritório sustentável cheio de verde e artesanato

A Etsy vislumbrou em sua nova matriz uma oportunidade para instigar mudanças, estabelecer um novo padrão de ...
pauzinhos de bambu

Jovem cria objetos de design com pauzinhos de bambu reaproveitados

Os pauzinhos de bambu (hashi) são coletados em vários restaurantes asiáticos de Vancouver e reaproveitados. Uma vez ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...