Telhado solar da Tesla já está no mercado e com “garantia infinita”

12/05/2017 por Redação SustentArqui

Em outubro do ano passado, Elon Musk anunciou uma incrível inovação, o telhado solar da Tesla, com um desenho muito mais atraente que os painéis solares tradicionais, criando uma grande expectativa no mercado.

A espera acabou essa semana, quando o CEO da empresa anunciou, através de seu twitter, que o produto já está à venda e com “garantia infinita”!

A inovação está no design das telhas solares, que se assemelham bastante a um estilo de material de telhados existentes, como os tradicionais de barro ou ardósia. São quatro estilos distintos; o “Textured Glass Tile”, Smooth Glass Tile, “Slate Glass Tile” e“Tuscan Glass Tile”. Mas só os dois primeiros começaram a ser comercializados agora.

Também inicialmente só estarão à venda no mercado dos Estados Unidos, mas a empresa espera poder comercializar em outros países, a partir do próximo ano.

 

Mais baratos, mais leves e com “garantia infinita”

A empresa também garante que o seu telhado solar é mais barato do que os telhados tradicionais. Para convencer o cliente que é um bom negócio, a empresa disponibiliza no seu site, uma calculadora que diz aproximadamente quanto custaria uma instalação (incluindo materiais, instalação e remoção do  telhado antigo) e o retorno do investimento a longo prazo, com base no endereço e informações fornecidas pelo interessado.

Mas como nem todos os telhados são ideais para a captação de energia solar; a combinação de muitos fatores determinam a quantidade de energia que um telhado pode gerar, como a média de luz solar da área e a sombra de outros prédios ou árvores; o cálculo é feito com base nos dados obtidos do Project Sunroof do Google, que considera todos esses fatores.

O telhado solar da Tesla é feito de vidro temperado e texturizado, que segundo a empresa, é mais leve e três vezes mais forte do que as telhas tradicionais, resistentes ao fogo e até contra granizos . Por isso eles podem oferecer a melhor garantia da indústria, a “garantia infinita”.

No vídeo abaixo, disponibilizado no site da Tesla, você pode ver um teste de resistência feito no telhado solar daTesla (à esquerda) e nos telhados tradicionais (à direita).

 

 

O telhado solar da Tesla pode ser integrado com a bateria Powerwall, inovação também lançada pela empresa, permitindo usar energia solar, mesmo em dias sem sol, tornando a edificação completamente independente da rede elétrica. E para os americanos mais ricos, ainda é possível abastecer com energia limpa o famoso carro elétrico da marca.

Agora só queremos saber quando a novidade chegará ao Brasil.

 

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *