Casa Vallarta: telhado e paredes verdes no México

17/03/2015 por Cristiane Nunes

A casa está localizada em Puerto Vallarta, cidade resort localizada no Oceano Pacífico, onde aproveita uma linda vista panorâmica da baia mexicana.

A Casa Vallarta projetada pelo arquiteto Ezequiel Farca,  foi pensada com o objetivo de isolar a casa do calor, ajudar a integração da paisagem e criar um importante espaço que convida o contexto do exterior ao interior, abrindo a casa para o mar e gerando um ambiente relaxante sem deixar de lado a privacidade de seus habitantes.

casa vallarta telhado verde
Imagem: Greenroofs
casa vallarta
Imagem: Greenroofs

A intenção foi dar ao jardim um design com movimento, o que inspirou as curvas da paisagem, com espécies altas sobre a seleção de plantas, devido ao fato de que eles produzem um movimento ondulado quando não há vento.

Outra intenção do projeto foi inovar nas cores; para que o telhado verde e as paredes verdes não sejam apenas verdes, mas muito coloridas, criando uma harmonia entre as cores.

Apesar da casa estar localizada ao lado de uma torre de 24 andares, os autores do projeto também pensaram em garantir uma experiência única para os que estivessem sobre o telhado da torre, usando plantas que criam diferentes texturas visuais e alturas que possam mostrar certo dinamismo à residência vista de cima.

casa vallarta
Imagem: Greenroofs

Além da eficiência energética com a redução do uso de ar condicionado, e redução da quantidade de equipamentos, as águas pluviais são capturadas em alguns pontos no telhado e armazenadas em um tanque, onde é filtrada através de um sistema de areia e distribuída para irrigação.

casa vallarta
Imagem: Greenroofs

 

Características deste projeto com telhado e paredes verdes:

  • 750 m² de jardim no telhado;
  • 290m² de jardim nas paredes;
  • Foram plantadas mais de 19.619 plantas de diferentes espécies;
  • Foram utilizadas mais de 33.500 garrafas PET para fabricação do sistema utilizado;
  • Eficiência energética;
  • As águas pluviais são utilizadas para rega;
  • Geração de micro- habitats para espécies locais, como abelhas, aranhas e libélulas.
casa vallarta
Imagem: Jaime Navarro e Roland Halbe

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *