Fortaleza e Barcelona juntas em prol da mobilidade sustentável

23/02/2015 por Redação SustentArqui

Parceria firmada entre a Prefeitura de Fortaleza e a Prefeitura de Barcelona deve resultar em ações e projetos na área de urbanismo, meio ambiente e mobilidade sustentável para a capital cearense.

Este foi o resultado da audiência que o prefeito Roberto Cláudio teve, nesta quinta-feira (19/02), na sede da Prefeitura de Barcelona, um prédio histórico construído no século XIV.

“Temos a garantia de que todas a experiências que a cidade de Barcelona acumula no planejamento urbano e na organização dos equipamentos públicos, principalmente com relação à questão da mobilidade urbana e ocupação do espaço urbano, em especial de estímulo às calçadas, ciclofaixas e transporte publico, deverá resultar em muito subsídio para as nossas ações concretas na Prefeitura de Fortaleza. Hoje, o mundo vive uma intensa troca de experiências entre as cidades, porque elas se constituem no espaço de convivência real das pessoas e, nesse campo, Barcelona tem muito a repartir com outras cidades do mundo pelo avanço que tem experimentado nas últimas duas décadas”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Em visita à Barcelona Regional (Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona), o Prefeito de Fortaleza, que esteve acompanhado da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, e pela secretária Patrícia Macedo, da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas, pôde encaminhar as propostas que vão resultar em uma consultoria para ações e projetos que deverão ser concretizados a partir do segundo semestre deste ano, em especial no desenvolvimento de operações urbanas consorciadas que irão revitalizar áreas importantes de nossa cidade.

Barcelona e Fortaleza mobilidade sustentável
Em visita à Barcelona Regional, o Prefeito pôde encaminhar as propostas que vão resultar em uma consultoria para ações e projetos

A reunião de trabalho na Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona com o diretor geral da Barcelona Regional, Willy Muller, e outros técnicos da instituição, serviu, principalmente, para alinhar os termos da cooperação que vai permitir à Prefeitura de Fortaleza avançar em áreas e temas em que a cidade tem acumulado um déficit histórico pela falta de planejamento estratégico.

“Queremos construir o pensamento e as condições objetivas para implementar ações que resultem em benefício para o cidadão, seja pela melhoria do transporte público ou pela valorização de espaços para o pedestre. Precisamos priorizar calçadas e a ocupação de espaços públicos pelo cidadão e sabemos que as reflexões e as experiências de Barcelona Regional vão nos auxiliar muito nas ações futuras da Prefeitura”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *