Horta na Laje: Projeto incentiva produção sustentável de alimentos em Paraisópolis

29/06/2017 por Redação SustentArqui

A mais famosa favela da capital paulista vai ficar mais verde! Recentemente foi inaugurado o Projeto Horta na Laje em Paraisópolis, que incentiva o plantio de alimentos pelos moradores. 

A iniciativa conta com o apoio da Associação das Mulheres de Paraisópolis, do Instituto Escola do Povo e da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, em parceria com o INSTITUTO STOP HUNGER, e prevê a capacitação e o empoderamento de jovens e mulheres em técnicas de plantio no vaso, para que possam desenvolvê-las em suas casas, com o objetivo de garantir uma alimentação mais saudável para consumo e a segurança alimentar das famílias da comunidade.

Relacionado: 10 Hortas urbanas que fazem parte da cidade de São Paulo 

Mais do que trabalhar no combate à fome e à má nutrição, o projeto HORTA NA LAJE pretende dar a oportunidade para que as pessoas desenvolvam habilidades para plantar, cuidar e semear horta em vaso e/ou em espaços adaptados, estimulando através da educação ambiental, a criação de pequenos espaços verdes dentro das lajes, de interação e de lazer.

A ideia é fazer de Paraisópolis um modelo de comunidade sustentável, referência nacional no campo de produção e disseminação de conhecimentos ligados à inovação social e sustentabilidade, mediante a realização de iniciativas que garantam integração entre as gerações, autonomia, empoderamento, auto realização e participação ativa de comunidades em seu contexto socioeconômico e cultural.

Veja também: Conheça cinco hortas urbanas inspiradoras pelo mundo

A ação propõe estimular a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, assim como subsidiá-los com fundamentação teórica e conhecimentos técnicos, a fim de capacitá-los como agentes multiplicadores e facilitadores de controle socioambiental, tendo como modelo e inspiração o Programa Hortaliças.

Outro benefício do projeto Horta na Laje, dentro da vertente ambiental, é a absorção da radiação ultravioleta, dióxido de carbono e a redução do impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial, assim como promoção da natureza dentro da comunidade.

O Instituto STOP Hunger tem em sua missão se tornar uma força de liderança no combate à fome e à má nutrição, no país, e busca com esse projeto expandir o Programa Hortaliças criado da parceria com a UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” – UNESP.

Veja o vídeo que conta um pouco mais sobre o Projeto Horta na Laje:

Fonte: paraisopolis.org e Stop Hunger

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *