Novidades nos sistemas de compartilhamentos de bicicletas públicas

23/07/2014 por Juliana Rangel

Os sistemas de compartilhamentos de bicicletas públicas, crescem cada vez mais Brasil afora. Além de mais cidades aderiram ao programa, novidades como bicletas elétricas e tablets embutidos são acrescentados a alguns sistemas.

Tais sistemas ajudam a diminuir a dependência dos usuários as viagens motorizadas nas cidades. Um estudo sobre a mudança de comportamento das novas gerações revelou uma boa oportunidade para os formuladores de políticas públicas do mundo avançarem na direção do futuro com um transporte urbano mais sustentável.

No Brasil, a última cidade a aderir ao compartilhamento de bicicletas públicas, foi a capital, Brasília.

Neste mapa do Google mostra todas as cidades do mundo que já possuem o sistema. Claro que para esses sistemas funcionarem como meio de transporte, tem que estar acompanhados de uma malha de ciclovias e ciclofaixas decentes, e isso ainda é um caminho longo que temos que percorrer nas cidades brasileiras.

Conheça as últimas novidades nos sistemas de compartilhamentos de bicicletas públicas:

– BiciMad, o sistema de bicicletas públicas elétricas de Madri:

BiciMad-Divulgacao_prefeitura-de-Madrid
BiciMad

A Espanha pode se gabar de ter o mais bem sucedido programa de bicicletas urbanas do mundo, o Bicing em Barcelona. Agora inova mais uma vez, com o BiciMad. O sistema é formado por 1.560 bicicletas, distribuídas em 123 estações por cinco distritos da capital. Em média, há uma estação a cada 300 metros e todas funcionam 24 horas, sete dias por semana, todos os dias do ano. As bicicletas possuem três marchas para permitir que as pessoas tenham mais facilidade para superar os aclives da cidade. Ao pedalar, o motor elétrico é iniciado e assume grande parte do esforço do usuário. As bikes são recarregadas nas estações e possuem autonomia de 70 km. As estações são monitoradas e as bicicletas são equipadas com um sistema de GPS , para evitar roubo.

– GoBike, sistema em Copenhague de bicicletas públicas elétricas com tablets embutidos:

sistemas de compartilhamentos de bicicletas públicas
GoBike

Provavelmente o sistema mais tecnológico do mundo, numa das cidades mais “bikefriendly” do mundo! O sistema de empréstimo de bicicletas de Copenhague se conecta a todos os meios de transporte – ônibus, metro e trens – e reúne todas as informações de horários e percursos em um tablet com GPS instalado em cada bicicleta, os cabos são embutidos no guidão para evitar roubo e vandalismo. Para os turistas, há dicas de pontos de interesse, restaurantes e serviços.

As bicicletas são elétricas e feitas de alumínio, o banco é ajustado com um sistema de pressão a gás e, uma vez que o assento é adaptado, o guidão se ajusta automaticamente para garantir a ergonomia. Para completar o sitema é ambientalmente consciente, a eletricidade das estações é gerada por usinas de energias renováveis que existem no país, especificadamente as eólicas.

– P’tit Vélib’ – bicicletas compartilhadas para crianças de 2 a 10 anos:

bici-ptitvelib
P’tit Vélib’

Paris tem o terceiro maior serviço de compartilhamento de bicicletas do mundo, o Vélib’, recentemente passou a oferecer 300 bicicletas para crianças de 2 a 10 anos de idade em diferentes tamanhos.

Imagens: Divulgação BiciMad , Go Bike , P’tit Vélib’



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *