Ônibus elétrico detecta pedestres e ciclistas na Europa

18/10/2016 por Redação SustentArqui

Ônibus elétrico, assim como qualquer automóvel elétrico, é significativamente silencioso, portanto muito mais fácil de passar despercebido pelos pedestres. Uma multinacional desenvolveu uma tecnologia avançada em seus modelos de ônibus que detecta pedestres e ciclistas e ajuda a prevenir colisões.

O sistema foi apresentado na Feira Internacional do Automóvel (IAA) em Hannover na Alemanha. Ainda este ano será testada na linha 55 na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Os detectores serão colocados em toda frota do fabricante Volvo na Europa em 2017.

A velocidade inferior a 50 km/h de um ônibus elétrico é muito mais silencioso do que um ônibus movido a diesel. Uma velocidade mais elevada, a maior parte do ruído é provocado pelo atrito entre os pneus e a superfície da pista.

 

Para detectar pedestres e ciclistas, que possam colidir com o ônibus elétrico, o sistema utiliza uma câmara instalada no exterior do veículo, com sistema de processamento de imagem e algoritmos. O motorista recebe o alerta com sinais de luz e som. Na parte externa o som é emitido através de alto-falante para avisar o pedestre ou o ciclista. A Volvo afirma que o sistema é particularmente útil em velocidades abaixo de 31mph, quando o ruído da estrada é baixo, e assim o ônibus elétrico pode transitar quase silencioso.

Caso o motorista detecta um risco iminente de um acidente, ele não precisa esperar os sensores, e sim usar a boa e velha buzina.

A Volvo vem se consolidando na tecnologia híbrida, onde desde 2010 começaram a ser produzidos ônibus elétricos em escala comercial, chegando a dois mil ônibus vendidos em 21 países de todo o mundo.

Confira o vídeo de ônibus elétrico que detecta pedestres e ciclistas:

 

Relacionado:
Campinas adere aos ônibus elétricos e acessíveis 
Ônibus 100% elétrico movido a bateria está em teste em SP 

Fonte e imagens: Volvo



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *