Telhados Verdes em João Pessoa podem ser obrigatórios em novas edificações

30/05/2016 por Redação SustentArqui

Telhados Verdes em João Pessoa poderão ser obrigatórios para novas edificações. O projeto de lei do vereador Raoni Mendes foi aprovado na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal da cidade.

O projeto que segue o exemplo de outras cidades, como Copenhague e Recife, poderá contribuir para deixar João Pessoa ainda mais verde.

A proposta do ‘Telhado Verde’ que obriga as novas edificações a incluírem vegetação em seus telhados tem como  objetivo é reduzir as ilhas de calor e a biodiversidade local.

Raoni Mendes explicou que os telhados verdes funcionam como um controlador térmico fazendo com que o calor gerado pela insolação seja reduzido consideravelmente. “Ou seja, um teto verde funciona como um ar condicionado natural”, disse.

Com a aprovação da proposta, os moradores também poderão economizar água, já que possui uma grande capacidade de retenção de água da chuva. Com a ajuda de um coletor, ela pode ser reaproveitada de várias maneiras.

Veja mais vantagens dos telhados verdes.

O sistema também deve auxiliar na drenagem da cidade, pois as ferramentas de retardo de água liberam o recurso gradativamente nas galerias, evitando a sobrecarga.

O vereador ressaltou que a ideia segue uma tendência mundial aplicada em grandes cidades. O telhado verde ainda contribui para o conforto interno da residência reduzindo a poluição sonora gerada pelo ruído de carros e outros veículos, além de colaborar com a biodiversidade.

O parlamentar acrescentou que a instalação pode resultar em empregos relacionados à produção, design, manutenção e construção dos mesmos. E ainda uma redução de metros cúbicos de águas pluviais a cada ano, além da economia de energia para os proprietários dos edifícios.

“Apesar da lei não ser tão abrangente, os resultados são incentivadores. A aplicação da proposta pode ajudar bastante para que nossa cidade volte a ser uma das cidades mais verdes do mundo”, disse Raoni Mendes.

Fonte: Assessoria Raoni Mendes

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *