Telhados verdes em Nova Iorque fazem parte do aprendizado de escolas

17/06/2015 por Redação SustentArqui

Telhados verdes em Nova Iorque com painéis solares estão servindo para ensinar atitudes sustentáveis às crianças nas escolas.

Uma escola pública de Nova Iorque, localizada em Greenwich Village, em Manhattan, instalou um telhado verde em 2003, e em 2013, após anos de planejamento, adicionou painéis solares em sua cobertura, que viraram oportunidades de aprendizagem para os alunos. 

No próximo verão, outras 24 escolas da cidade terão uma configuração semelhante, permitindo que os professores demonstrem na vida real algumas das lições que os alunos estão aprendendo em salas de aulas.

Telhados verdes em Nova Iorque

A iniciativa da criação do “telhado verde solar” foi de Vicki Sando, que lançou o projeto, em 2003, quando  os seus  filhos eram alunos da escola, com o objetivo de criar um novo espaço onde os alunos pudessem criar consciência ambiental. 

Embora a cobertura educativa tenha demorado a ficar pronta, e seus filhos não possam mais usufruir, Vicki está animada com o resultado, segundo ela, o jardim floresceu e agora é um oásis exuberante na cidade, decorado com flores coloridas, ervas frescas, e gramíneas nativas.

“Mais crianças estão vivendo em cidades, mais pessoas estão se movendo para as cidades”, disse Sando a revista Capital. “Eu acho que em qualquer momento que puder, você deve tê-los em algum espaço verde.”

Os painéis solares instalados no telhado verde da escola, não são capazes de gerar muita energia e também não estão conectados à rede elétrica da cidade, mas isso não é o mais importante neste caso.

O projeto é sobre as oportunidades educacionais, e sobre a obtenção de crianças familiarizadas com a tecnologia solar. 

O espaço do telhado servirá para educar os alunos sobre a vida vegetal e sustentabilidade.

Como Sando disse à Capital, ” Plantas são pequenas células solares. Com estudantes da quinta série, desmontamos uma calculadora solar para ver como funciona, não temos um programa de estudos para energia solar, mas fazemos projetos onde introduzimos os conceitos. 

Essencialmente, a ideia permite que os alunos vejam e sintam em primeira mão como funciona uma energia mais limpa, o que será cada vez mais importante para estes estudantes que estão crescendo e herdando um mundo atormentado pela poluição e escassez dos recursos naturais.”

Fonte: Inhabitots – Fotos: Kelly Weill e Megan Westervelt

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *