Vauban: exemplo de bairro sustentável

30/01/2015 por Cristiane Nunes

Localizada em Freiburg, no sudoeste da Alemanha, Vauban é um exemplo de bairro sustentável.

Foi nessa cidade a ser inaugurado o primeiro prédio com zero de emissão de carbono da Alemanha, possuindo 4.500m², é abastecido apenas com a luz do sol, captado por placas receptoras na cobertura.



Numa cidade com 500 km de ciclovias e 200 mil bicicletas, o principal meio de transporte da cidade não poderia ser outro, a bicicleta.   

Na cidade existem medidores de poluição, justamente para provar que o indicie de monóxido de carbono (CO2) é praticamente zero.

Vauban bairro sustentável
bairro sustentável
Imagem: Andreas Delleske

Em Vauban o uso de carros é restrito, o morador pode deixar o carro em garagens ao redor do bairro, e uma vaga pode custar até US$40.000.  

A única via permitida para automóveis é a rua principal, de onde sai um bonde que segue para o centro de Freiburg.

bairro sustentável
Imagem: Andreas Delleske

Aplicado o conceito de “Casa Passiva”, as casas do bairro consomem 10% da energia que são gastas nas casas convencionais.

Com a intensão de manter o calor dentro da casa, as edificações possuem isolamento térmico em toda envolvente, contado com parede, teto e chão.

As janelas são grandes, permitindo a entrada de luz e isoladas com 3 lâminas de vidro, para evitar a saída do calor interno.

As coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva, que é utilizada na irrigação de jardins e descargas de vasos sanitários. Os resíduos são totalmente separados.

Conheça outro exemplo de casa passiva.

vauban sustentável
Imagem: Andreas Delleske

No verão os beirais nas varandas impedem a entrada do sol direto nas janelas, já no inverno com o sol mais baixo, a entrada da luz solar em abundância é bem-vinda para esquentar.

As casas são planejadas para funcionarem como usinas, isto é, os painéis solares produzem mais energia que as casas consomem e com incentivo do governo a energia excedente é repassada à rede pública.

vauban sustebntável
Imagem: Andreas Delleske

O valor é de 10% a mais do valor de uma obra convencional, mas com a energia economizada ao longo dos anos, esse custo é mínimo.

Vauban_bairro sustentável VII
Imagem: Andreas Delleske

Imagens: vauban.de



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *