Projeto de expansão do Impa integra à paisagem e recebe prêmio
Projeto de expansão do Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, será inaugurado apenas em 2021, mas já recebeu um prêmio de arquitetura.
O Instituto está passando por uma ampliação e sua futura sede, vizinha da atual, será uma bela construção com telhados verdes no bairro Jardim Botânico, na rua Barão de Oliveira Castro no Rio de Janeiro. O terreno foi doado por uma instituição privada e as obras serão financiados pelo governo federal por meio do Ministério da Educação.
Relacionado: Jardim Botânico RJ tem Centro de Visitantes sustentável
Integrado à paisagem o novo campus terá 8.140 metros quadrados e promete ser um futuro ponto de atração na cidade carioca. Juntamente com instalações para pesquisa, bibliotecas, auditórios e outros espaços acadêmicos, o Impa contará com mais de cem unidades de habitação.
Com o objetivo de ser menos disruptivo possível ao ambiente inserido, o projeto assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos e Associados visa causar em sua construção o menor número possível de impacto local, tanto a fauna quanto a flora.
As instalações serão leves e os prédios suspensos, para não tocar o solo e o que ligará os dois campos será tanto uma passarela suspensa quanto uma trilha através da Mata Atlântica. Além disso, promete-se uma gestão consciente de energia e água.
Por suas características de minimização do impacto da obra no entorno florestal e urbano e pela modulação climática das edificações projetadas, o projeto de expansão do Impa recebeu o prêmio de Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim de Arquitetura.
A tendência é que mais trabalhos arquitetônicos passem a adquirir esses aspectos e valorizem a paisagem que os cercam.
Enquanto isso esperamos ansiosos até a data de previsão de inauguração em 2021.
Imagens Divulgação Andrade Morettin Arquitetos e Associados
Posts mais vistos
Comentários