Pallets viram móveis para coworkings públicos em Curitiba

21/03/2018 por Redação SustentArqui

Mais de 40 pallets viram móveis para os coworkings públicos da Prefeitura de Curitiba, os Worktibas. O material que iria para o lixo foi transformado em mesas e cadeiras.

A ideia, desenvolvida pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), é reaproveitar os pallets, plataformas brutas de transporte e armazenamento que sustentam as cargas de alimentos adquiridas pela Secretaria Municipal de Abastecimento (Smab) para os Armazéns da Família.

Pallets viram móveis em curitiba

A maioria dos pallets é feita de pinus ou de eucalipto reflorestado. Considerados descartáveis, não têm retorno para o local de origem e são geralmente desmontados e usados como lenha ou descartados como resíduo orgânico.

Veja dez dicas para reutilizar paletes de madeira

O projeto de reaproveitar as estruturas surgiu após um estudo feito pelo Imap sobre móveis e equipamentos inservíveis ou subtilizados do município. Requalificados, poderiam voltar a servir às demandas públicas, em especial nos espaços de trabalho colaborativo do Worktiba.

“Seguindo a orientação do prefeito Rafael Greca de fazer mais por menos, o Imap desenvolveu uma alternativa de baixo custo, sustentável e de alta resistência para equipar espaços públicos”, comenta o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

Após a doação dos pallets pela Smab e em conjunto com a marcenaria da Fundação de Ação Social (FAS), com o apoio logístico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a supervisão da arquiteta Cláudia Hirt Stachera, foram produzidos os novos móveis, em menos de dois dias de trabalho.

Pallets viram móveis em curitiba
Mais de 40 pallets que iriam para o lixo foram transformados em móveis para os coworkings públicos da Prefeitura, os Worktibas.Curitiba, 30/01/2018Foto:Divulgação

 

As estruturas brutas seguem um processo simples de produção, que consiste em desmonte, corte, remontagem, parafusamento, pregagem, lixamento e impermeabilização, mantendo a aparência original da madeira que a compõem.

A mesa central, que servirá de local de trabalho para os coworkers, tem a capacidade para atender até 12 pessoas sentadas, 240 centímetros de vão livre, infraestrutura para rede elétrica, capacidade de 150kg de equipamentos e tem durabilidade prevista de 20 anos.

Durabilidade e capacidade igual prevista para os bancos, cadeiras e estantes que estão sendo montados para uso interno. Já os móveis expostos ao tempo, a durabilidade é reduzida pela metade, por conta de fatores externos como sol, chuva e umidade.

Pallets viram móveis em curitiba

 

O Worktiba

Aberto em maio de 2017, o Worktiba Barigui requalificou espaço, móveis e equipamentos subutilizados no Parque Barigui para virar local de trabalho e desenvolvimento de 35 empreendedores sociais da cidade. No local também são promovidos cursos e palestras mensais gratuitos para a população.

A mesma linha de reaproveitamento dos espaços e equipamento é a adotada no segundo espaço colaborativo que está sendo montado no bairro São Francisco e irá atender mais de 40 empreendedores culturais da cidade.

 

Novo Edital

O novo edital para ocupação das vagas remanescentes e ampliadas do Worktiba Barigui, assim como o edital para ocupação do segundo espaço de coworking público que será instalado no bairro São Francisco, estão em processo de validação técnica e jurídica e, assim que autorizados, serão publicados no Diário Oficial do Município e nos sites do Imap e do Workitiba.

Serão mais 80 vagas para empreendedores e pessoas que desenvolvam projetos que possam ser aplicados na cidade.

 

Veja o vídeo contando como os pallets viram móveis:

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *