Balkrishna Doshi é o vencedor do Prêmio Pritzker 2018
O arquiteto indiano Balkrishna Doshi foi o vencedor do Prêmio Pritzker deste ano. Seu trabalho humanitário, profundamente pessoal, receptivo e significativo foi exaltado na premiação, que é conhecida internacionalmente como a maior honra da arquitetura.
Arquiteto, planejador urbano e educador há 70 anos, Doshi tem sido fundamental para moldar o discurso da arquitetura em toda a Índia e internacionalmente.
Influenciado pelos mestres da arquitetura do século 20, como Le Corbusier e Louis Kahn, Doshi conseguiu interpretar a arquitetura e transformá-la em obras construídas que respeitam a cultura oriental, ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade de vida na Índia.
Relacionado: Veja os vencedores do Prêmio Pritzker dos anos anteriores
Sua abordagem ética e pessoal à arquitetura tocou vidas de todas as classes socioeconômicas em um amplo espectro de gêneros desde a década de 1950.
“Minhas obras são uma extensão da minha vida, filosofia e sonhos tentando criar o tesouro do espírito arquitetônico. Eu devo esse prêmio de prestígio ao meu guru, Le Corbusier. Seus ensinamentos me levaram a questionar a identidade e me obrigaram a descobrir uma nova expressão contemporânea regionalmente adotada para um habitat holístico sustentável “, comenta Doshi. Ele continua: “Com toda a minha humildade e gratidão, quero agradecer ao Júri Pritzker pelo reconhecimento profundamente emocionante e gratificante do meu trabalho. Isso reafirma minha convicção de que “a vida celebra quando o estilo de vida e a arquitetura se fundem”.
Balkrishna Doshi explora as relações entre as necessidades fundamentais da vida humana, a conectividade com o eu e a cultura e a compreensão das tradições sociais, no contexto de um lugar e ambiente através de uma resposta ao Modernismo.
Ele descreve a arquitetura como uma extensão do corpo. Sua capacidade de abordar a função de forma atenta em relação ao clima, paisagem e urbanização é demonstrada por meio da escolha de materiais, sobreposição de espaços e utilização de elementos naturais e harmonizantes.
O trabalho da vida de Balkrishna Doshi realmente ressalta a missão do Prêmio – demonstrando a arte da arquitetura e um serviço inestimável para a humanidade. Tenho a honra de apresentar o 40º aniversário deste prêmio a um arquiteto que nos contribuiu com mais de 60 anos de serviço “. disse o Sr. Pritzker ao fazer o anúncio do vencedor.
A Citação do Júri de 2018 afirma, em parte:
“Ao longo dos anos, Doshi sempre criou uma arquitetura séria, nunca chamativa ou seguidora de tendências. Com um profundo senso de responsabilidade e um desejo de contribuir com seu país e seus povos através de arquitetura autêntica de alta qualidade, ele criou projetos para administrações públicas e utilidades, instituições educacionais e culturais e residências para clientes particulares, entre outros. “
” Balkrishna Doshi está bem ciente do contexto em que seus edifícios estão localizados. Suas soluções levam em consideração as dimensões social, ambiental e econômica, e, portanto, sua arquitetura está totalmente comprometida com a sustentabilidade “. continua o júri.
Algumas obras de Balkrishna Doshi
Aranya Low Cost Housing
O Aranya Low Cost Housing (Indore, 1989) atualmente acomoda mais de 80.000 pessoas através de um sistema de casas, pátios e um labirinto de caminhos internos.
Mais de 6.500 residências variam desde modestas unidades de um quarto até casas espaçosas, acomodando residentes de baixa e média renda. As camadas sobrepostas e as áreas de transição incentivam condições de vida fluidas e adaptáveis, habituais na sociedade indiana.
Indian Institute of Management
O Indian Institute of Management (Bangalore, 1977-1992) foi inspirado em cidades e templos tradicionais do tipo labirinto, organizado como edifícios, tribunais e galerias interligados. Ele também oferece uma variedade de espaços protegidos do clima quente.
Centro de Planejamento e Tecnologia Ambiental
O Centro de Planejamento e Tecnologia Ambiental, agora conhecido como Universidade do CEPT, começou com a Escola de Arquitetura em 1966 e desde então expandiu para incluir muitos outros edifícios e instalações.
Doshi enfatizou o relacionamento dos edifícios através de grandes janelas voltadas para o norte que promovem o resfriamento natural.
Sangath
Seu estúdio, Sangath (Ahmedabad, 1980), traduz-se em “mover-se em conjunto”. A colocação de espaços comuns, incluindo um jardim e um anfiteatro ao ar livre, destaca o respeito de Doshi pela colaboração e responsabilidade social.
Kamala House
Nomeada em homenagem a esposa de Doshi, a Kamala House foi construída em 1963, serviu como a casa pessoal do prêmio Prêmio. O arquiteto usou estrategias passivas de eficiência energética, otimizando a luz natural e usando paredes duplas para minimizar o calor.
Amdavad Ni Gufa
Localizada em Ahmedabad, Amdavad Ni Gufa é uma galeria de arte subterrânea que abriga as obras do famoso pintor indiano Maqbool Fida Husain. A galeria de arte tipo caverna foi projetada com programas assistidos por computador mas construída por trabalhadores não qualificados usando apenas ferramentas manuais.
Fonte: Pritzker Prize
Fotos cortesia VSF
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários