10 mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável no Brasil

08/03/2018 por Redação SustentArqui

10 mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável:

1- Maíra Macedo

mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável

Maíra Macedo é arquiteta formada pela Universidade Gama Filho em 2005, em 2008 especializou-se em arquitetura sustentável pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) em Barcelona. Possui MBA em Gestão de Negócios Imobiliários pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM e é mestranda em Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT.

Atualmente é Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Greenbuilding Council Brasil e responsável por disseminar os conceitos da construção sustentável no Brasil, com base nas ferramentas de certificação LEED, ZERO ENERGY, CASA e WELL, entre os principais tomadores de decisão das esferas pública e privada, liderando projetos, ministrando palestras, participando de debates nacionais e internacionais e fornecendo orientação para programas e políticas públicas.

Veja alguns artigos da arquiteta Maíra Macedo

2- Celina Llerena

mulheres  da construção sustentável

A arquiteta Celina Llerena é sócia fundadora da Ebiobambu, escola de Bioarquitetura e Centro de Pesquisa e Tecnologia Experimental em Bambu que estuda, pesquisa e difunde conhecimentos da aplicação de técnicas e materiais naturais e ecológicos como a terra, fibras, materiais recicláveis, telhado de grama e especialmente o bambu. Também possui um escritório de arquitetura e construção com mais de 39 anos de atuação no mercado.

Veja um dos projetos em bambu da arquiteta Celina Lerena


3- Rosana Correa

mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável

Rosana é arquiteta, profissional LEED AP e sócia diretora da Casa do Futuro, empresa que fundou, junto com o seu sócio em 2005, quando pouco se falava sobre o tema.

Segundo ela “Era um sonho poder levar sustentabilidade, novas soluções e tecnologias para o mercado da construção civil. Para nossa felicidade (e desespero), fomos selecionados em um processo de incubação no INT. Foi um desafio que demandou muita coragem… convencer o mercado a ser mais sustentável há 13 anos atrás…. mas valeu cada minuto de desespero! Ainda estamos na luta mas, agora temos o orgulho de termos feito parte desse movimento que transformou a construção civil.”

Prestou consultoria de sustentabilidade em diversos projetos importantes, como por exemplo; o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

4- Patricia O’Reilly

Patricia O’Reilly é arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Belas Artes de São Paulo, pós graduada em Ecologia da Paisagem pela Fundaciò VS em Barcelona – Espanha, e Mestre em Arquitetura e Meio Ambiente: Integração das Energias renováveis na Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya também de Barcelona.

Membro fundadora do Sustainable Reference no Brasil, Ibero-American Broadcasting Company, consultoria e estudos de arquitetura sustentável, e sócia do Atelier O’Reilly Architecture & Partners com sede em São Paulo. Brasil.

Os projetos de seu escritório já receberam diversos prêmios por suas estratégias sustentáveis.

Veja o projeto da Casa 88°, projeto do escritório Atelier O´Reilly Architecture & Partners, que recebeu o Prêmio Saint Gobain – Edição especial 350 

5- Alessandra Caiado Cardim

mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável

Alessandra é Arquiteta urbanista desde 1999 e Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP (2014), desenvolveu uma dissertação sobre rotulagem de produtos e criou a Tabela Ambiental®. Especialista em Sustainable Architecture pelo San Francisco Institute of Architecture, São Francisco, Califórnia, EUA, 2002.

É profissional LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council desde 2006 e acreditada Cradle to Cradle Accredited Assessor desde 2014 pelo C2CII (Cradle to Cradle Product Innovation Institute).

Trabalhou na empresa CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) onde atuou como Coordenadora LEED de projetos, atendendo diferentes tipologias como edifícios corporativos, centro esportivo e bancos. Como coordenadora de Materiais Sustentáveis, foi responsável pela consultoria em sustentabilidade e comunicação verde para fabricantes de materiais de construção,  Idealizadora do blog Materiais Sustentáveis, discute sobre marketing verde.

Criou a MKTverde, consultoria para desenvolvimento de produtos e comunicação sustentável que dirige paralelamente junto ao escritório de paisagismo, a Cardim Arquitetura Paisagística, em sociedade com o botânico Ricardo Cardim.


6- Adriana Hansen

mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável

Adriana é graduada em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Senac (2009), Mestre em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e exerce atualmente a função de Gerente da Consultoria de Sustentabilidade no Centro de Tecnologia de Edificações – CTE. É profissional LEED AP desde 2008 e Cradle to Cradle Accredited Assessor, além de possuir o título de Master em Corporate Real Estate.

Atua há anos no setor da Construção, participando de projetos para a implementação de critérios de sustentabilidade com foco na redução do consumo de energia e água, bem como na seleção de materiais, melhoria da qualidade do ar e minimização de impacto no terreno.

Especialista em Avaliação do Ciclo de Vida, desenvolveu trabalhos relacionados a análise do perfil de desempenho ambiental de produtos durante a graduação e pós-graduação, envolvendo-se em projetos com parceria da Petrobrás.

Paralelamente, atua há mais de três anos como professora da matéria de “Análise do Ciclo de Vida de produtos e empreendimentos sustentáveis”, no MBA de Construções Sustentáveis do Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

7- Ana Rocha Melhado

mulheres na construção sustentável

 

Ana Rocha é engenheira Civil e sócia proprietária da Proactive Consultoria. Mestre e Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Pós-Doutora em Projetos e Construção de Bairros Sustentáveis pelo Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP.

Participou da equipe técnica para experimentação da certificação ambiental de edifícios francesa démarche HQE pelo CSTB (França). Atuou como pesquisadora pela UPMF (Université Pierre Mendès France), em Grenoble, e na SEMAPA (Société d’Étude, de Maitrise d’Ouvrage et d’Aménagement Parisienne), em Paris, durante o desenvolvimento do Doutorado e Pós-Doutorado.

Membro do Conselho Deliberativo do GBC Brasil Casa e Condomínio, do Grupo do Pacto Global do CRASP e vice-presidente de Construção Sustentável no Instituto Smart City Business. Professora Titular do Curso de Engenharia Civil da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Tem diversos livros publicados, dentre eles; Projetar e Construir bairros sustentáveis e Sustentabilidade nas Obras e Projetos.

8- Sandra Pinho Pinheiro

mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável

Sandra é arquiteta, sócia-diretora da Petinelli – consultoria em construções sustentáveis e credenciada LEED Green Associate. Foi pioneira desde 2006 na adoção de práticas de sustentabilidade em Curitiba e na região sul do Brasil.

Em função de sua atuação expressiva em projetos de saúde de alta complexidade e hospitais verdes por 30 anos tem sido convidada para palestrar sobre sistema de certificação ambiental LEED e LEED for Healthcare face à sinergia incomum nessas duas expertises. É membro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar e também colabora no GBC-Brasil no Comitê de Materiais do Referencial LEED para Residências e Condomínios no Brasil.


9- Suenia Sousa

Suenia Sousa  construção sustentável
Foto: CSS/Divulgação

Suênia Maria Cordeiro de Sousa é engenheira civil, especialista em Sistemas de Inovação e Tecnologia com foco em Arquitetura e Construções Sustentáveis, atualmente é analista do Sebrae em Mato Grosso e gerencia o Centro Sebrae de Sustentabilidade.

O Centro de referência tem o propósito de prospectar, desenvolver e disseminar conhecimentos e práticas em sustentabilidade aplicadas aos pequenos negócios.

Essa semana o centro que Suênia gerencia com maestria, ajudando a disseminar os conceitos da sustentabilidade na construção civil, acabou de conquistar dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018, em Londres: melhor edificação sustentável na categoria Novas Construções em Uso das Américas; e melhor prédio sustentável da premiação, eleito pelo voto popular digital.

Veja o vídeo com um depoimento da Suênia sobre Arquitetura Sustentável:

10- Irina Biletska

Irina Biletska

Irina Biletska é natural da Ucrânia, mas desde a sua chegada no Brasil em 2011 já realizou diversos projetos integrando várias técnicas de terra crua, bambu, telhado verde e sistemas de engenharia sustentáveis. Trabalha com arquitetura orgânica e técnicas de bioconstrução desde 2005.

Em suas extensas viagens e pesquisas pelo mundo aprendeu e compartilhou sobre arquitetura orgânica, permacultura, bioconstrução e co-criação dos projetos. Se formou com métodos de arquitetura orgânica em Goetheanum (Basel, Swiça), seminários de “International Forum of man and Architecture” (IFMA, Alemanha) e “International forum of applied intuition” (Berlim, Alemanha), desenho participativo em Damanhur (Itália), bioarquitetura com Johan van Legen no Tibá (Brasil). Criou projetos no Brasil, Ucrânia, Turquia, México e Argentina.

Hoje reside na vila Piracanga no sul da Bahia, sendo uma das integrantes do coletivo LowBio.

Veja alguns projetos da arquiteta Irina Biletska

Essa foi apenas uma pequena lista de mulheres que são destaque no mercado da construção sustentável no Brasil, sabemos, felizmente, que temos muito mais profissionais atuando brilhantemente pela causa. Parabéns a todas!

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *