Como tornar as instalações elétricas mais sustentáveis: algumas dicas
Muitas pessoas pensam que a única forma de deixar as instalações elétricas mais sustentáveis é realizar a aplicação de placas solares gigantescas nos telhados.
É claro que é a mais almejada das possibilidades, mas pelo alto custo, é inviável para a maioria das pessoas, que acabam restringindo a sustentabilidade ao uso consciente de energia elétrica.
Mas existem grandes possibilidades no mercado que podem fazer a diferença em um custo muito acessível. Isso desde optar por determinados materiais na hora da reforma, até alguns aparelhos que promovem uma economia de energia expressiva.
Confira alguns dicas de como tornar as instalações elétricas mais sustentáveis:
Fios elétricos sustentáveis
Os fios elétricos precisam ser envoltos em um material isolante. A maior parte desses materiais disponíveis no mercado pode ter um período de decomposição de até 200 anos.
Mas já estão disponíveis fios revestidos de “polietileno verde”, um material biodegradável proveniente da cana-de-açúcar.
E o melhor de tudo: segundo especialistas, o material é tão seguro que resiste 20% mais que os revestimentos comuns.
Placas solares dedicadas a chuveiros
É claro que as placas fotovoltaicas são a melhor opção para diminuir em grande escala o consumo de energia, mas às vezes pode ser uma alternativa com investimento muito alto.
Como grande parte do consumo de energia vem do chuveiro elétrico, existem placas dedicadas ao chuveiro. Isso torna a instalação mais viável, mais barata além de promover uma economia muito expressiva.
Geralmente as pessoas adquirem chuveiros híbridos para essas condições porque eles acionam a energia elétrica caso a placa não tenha absorvido tanta energia solar nos últimos dias.
E para a instalação, é recomendado encontrar um eletricista especializado no assunto que vai saber dizer qual é a melhor posição da placa e como funcionam as instalações.
Lâmpadas solares
As lâmpadas solares recebem e armazenam energia solar e são acionadas automaticamente à noite. São as melhores alternativas para manter os ambientes externos iluminados.
O equipamento não possui nenhum tipo de fio e não tem nem a possibilidade de ser conectado à energia elétrica, evitando qualquer de desvio de corrente elétrica.
Tomada de 3 pinos
O novo padrão de tomadas e interruptores foi um assunto polêmico e deixou muitas pessoas aborrecidas.
Na prática, o terceiro pino faz com que a energia elétrica excedente vá para o solo. Olhando por esse viés, a nova prática representa mais segurança, mas não representa, necessariamente, economia de energia.
Porém, existe um ganho indireto. Esse novo padrão tem evitado danificações, provenientes de descarga de energia, das instalações e de aparelhos eletroeletrônicos.
Como muitos aparelhos têm o valor de reparo muito próximo ao valor de um produto novo, a diminuição das danificações causadas por descarga elétrica reduz, também, o descarte de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Filtros de energia elétrica
Muitos aparelhos elétricos puxam mais energia do que eles realmente precisam para funcionar. E para isso foram desenvolvidos os filtros de energia.
Os filtros, conectados entre as tomadas e os aparelhos, puxam exatamente a quantidade de energia mínima para o aparelho funcionar da melhor forma. Especialistas dizem que aparelhos desse tipo podem reduzir até 20% o valor de energia elétrica de uma empresa ou residência.
Texto enviado por Renan Correia
Veja também: 10 Dicas Sustentáveis de Elétrica e Iluminação
Posts mais vistos
Comentários