Couro ecológico feito com resíduos de vinho ganha prêmio internacional
Couro ecológico feito de resíduos que a uva deixada no processo de fabricação do vinho recebeu o prêmio Global Change Award 2017 da Fundação H & M, em Estocolmo, na Suécia.
A novidade vem do país que é o maior produtor de vinho do mundo, a Itália. E combina duas das grandes excelências do local; o design e a viticultura.
A invenção do arquiteto de milão, Gianpiero Tessitore, foi premiada com mais de 1 milhão de reais.
O couro ecológico dispensa a morte de animais para fabricação, não utiliza petróleo, nem produtos poluentes, e ainda reduz o desperdício dos restos do vinho.
O Wineleather® é um material vegetal produzido através de um processamento específico de fibras e óleos contidos no bagaço de uva, que é uma matéria-prima totalmente natural, composta por peles de uva, talos e sementes obtidas na fabricação de vinhos.
Relacionado: Brasileira faz sucesso com mesa feita de garrafas de vinho.
A empresa VEGEA Vegetal Leather responsável pelo novo produto, fundada em janeiro de 2016, tem como objetivo produzir materiais inovadores baseados em princípios éticos como a sustentabilidade, a proteção da saúde dos trabalhadores e dos consumidores, a responsabilidade social e o total respeito pelo meio ambiente.
Normalmente, são produzidos anualmente 26 bilhões de litros de vinho, que formam quase sete bilhões de quilogramas de bagaço de uva. A ideia é que todo estes resíduos possam ser transformados em uma matéria-prima de alto valor agregado e que potencialmente podem produzir até três bilhões de metros quadrados de couro de vinho todos os anos.
Como o couro ecológico de vinho é, além de amigo do meio ambiente, um material de aparência sofisticada, a empresa pretende atuar em todos os segmentos da indústria do couro, desde vestuário até mobiliário.
Já podemos ter aquele lindo sofá de couro, sem culpa!
Fotos: Divulgação VEGEA
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários