Uma das cidades mais sustentáveis do mundo está sendo construída na Índia
Que alternativas sustentáveis são a resposta para o futuro, preservação do planeta e da qualidade de vida não é mais uma dúvida. Em posse desse conhecimento projetos de cidades mais sustentáveis tem ganhado cada vez maiores proporções.
Em 2017 foi o lançado um concurso internacional para a honra de projetar a nova capital do estado de Andhra Padesh, no sudeste da Índia, a cidade de Amaravati, o vencedor foi o escritório Foster + Partners.
O projeto envolve a área central da cidade com 217 km², que inclui vários edifícios de secretaria, juntamente com dois edifícios principais: Assembleia Legislativa e Complexo do Tribunal Superior.
O famoso arquiteto britânico Norman Foster já se encontrou com o Primeiro Ministro para supervisionar o início das obras daquela que promete ser uma das cidades mais sustentáveis do mundo.
A proposta prioriza a otimização de recursos através o uso inteligente do espaço, antevendo menores impactos ao ambiente desde sua construção até o fim de sua vida útil.
O planejamento da cidade prevê trajetos com muita sombra para incentivar a locomoção a pé e por consequência a redução do uso de automóveis movidos a combustíveis fósseis.
O projeto do complexo governamental de 5,5 km de extensão e 1 km de largura, possui mais de 60% de área verde ou água. A cidade será abastecida com muita água potável devido à sua localização estratégica nas margens do rio Krishna.
Relacionado: Vauban: exemplo de bairro sustentável
Táxis aquáticos serão utilizados como meio de transporte, e também serão incluídas rotas para carros elétricos pela capital, que ficará situada à margem do rio Krishna e que contará com 13 praças.
Para explorar mais a fundo a sustentabilidade, a energia solar será difundida por toda a cidade
O novo complexo da cidade deverá estar completo dentro de 25 anos.
Veja o vídeo do projeto de Amaravati, uma das cidades mais sustentáveis do mundo:
Imagens via Foster + Partners.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: BS#26: Uma nova cidade sustentável está sendo construída; Os efeitos dos agrotóxicos sobre as pessoas do campo; Indicadores LVL atualizados.