10 designers sustentáveis brasileiros
Conheça alguns designers sustentáveis brasileiros contemporâneos que tem a preocupação ambiental como base do seu trabalho.
10 designers sustentáveis no Brasil:
1- HUGO FRANÇA
O gaúcho buscou seu refúgio junto da natureza na Bahia. Foi lá que que despertou a sua consciência sobre os desperdícios da extração e uso da madeira e começou a desenvolver seu trabalho, produzindo peças de design a partir de resíduos florestais.
Hoje o designer se divide entre as suas oficinas de Trancoso (BA) e Louveira (SP), onde são produzidas as suas peças. Sempre pautado na preocupação com o desperdício da madeira, sobretudo das espécies descartadas pela movelaria tradicional, acreditando na possibilidade de reaproveitamento total deste material tão nobre.
2- TATI GUIMARÃES
Desde criança ela gostava de dar uma nova utilidade a objetos descartados, por isso estudou Design de Produto na PUC-RJ e depois seguiu para a Espanha para se especializar e trabalhar.
Sua filosofia é buscar soluções inovadoras em cada criação, com respeito ao meio ambiente, seguindo os princípios do ecodesign: reduzir, reutilizar e reciclar.
Uma de suas peças, o porta prato feito de rolhas Bakus, foi escolhida pelo MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, e está sendo distribuída com exclusividade pela loja do museu.
3 – CARLOS MOTTA
É uma estrela de primeira grandeza do design nacional, várias vezes premiado. A honestidade está presente na qualidade de elaboração do móvel, feito para durar muito, usando principalmente madeiras maciças como amendoim, mogno, cedro e cabriúva.
Arquiteto de formação, Carlos Motta preserva as características de ateliê de seu trabalho, pronto para projetar qualquer coisa que o cliente queira em madeira. Mas há vários criou produtos em linha, como mesas, camas, aparadores, escrivaninhas, armários, objetos e principalmente cadeiras, sua paixão declarada – já desenhou cerca de 25 modelos diferentes. Imune à pretensão do vanguardismo, Motta faz móveis belos de ver e confortáveis de usar, e permanece evoluindo dentro de um caminho próprio.
Na foto, Cadeira Rio, utilizou Eucalipto certificado FSC com óleo de laranja orgânico
4 – DOMINGOS TÓTORA
O mineiro Domingos Tótora é um dos designers sustentáveis brasileiros mais aclamados. Nascido e criado em Maria da Fé, cidade situada na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, cursou Artes Plásticas na FAAP e ECA-USP em São Paulo. De volta à sua terra após os estudos, elege o papel reciclado como matéria prima para o seu trabalho, que transita entre a arte e o design.
Suas peças de extrema beleza incluem bancos, mesas, vasos, fruteiras, centros de mesa e peças de mobiliário que se reportam às cores da natureza, como cascas de árvore, pedras e terra. Na textura seus objetos trazem os efeitos de luz e sombra do sol com a mesma intensidade que a luz solar percorre os vales.
Os pilotos são desenvolvidos num processo simultâneo onde concepção e execução andam juntas e se complementam em todos os níveis, da matéria prima aos aspectos econômicos e sociais.
O processo é 100% manual e tem a certificação do Instituto de Qualidade Sustentável.
5 – RODRIGO ALMEIDA
O ecodesigner natural do interior de São Paulo é especialista em criar móveis com apelo global e criatividade brasileira.
O trabalho de Rodrigo tem materiais em contextos incomuns ao mobiliário; brincadeiras com texturas, que até poderiam ser consideradas irregularidades, mas que ganham novos significados para se tornarem informação de design. E o resultado são peças únicas e totalmente não óbvias.
Inspirado na cultura africana no Brasil, o designer Rodrigo Almeida escolheu as cores das cordas, feitas de garrafas pet recicladas, entrelaçadas na cadeira África, na foto abaixo. A base é do mesmo material.
6 – BRUNO JAHARA
Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, mas estética e tecnicamente treinado na Europa, Brunno criou sua consultoria em design, o Jahara Studio, em São Paulo, com foco na criação e na produção de objetos e móveis.
No lugar certo e na hora certa, moldado por suas experiências na Europa, Brunno começou sua própria atividade em São Paulo, abordando temas como sustentabilidade e reciclagem de material industrial, e ao mesmo tempo transitando por outras areas criativas como o design gráfico, instalações, design de interiores e jóias. Global, mas sempre localmente inspirado, o trabalho de Jahara representa a sua formação diversa na Europa e no Brasil, trazendo uma nova leitura das diferentes culturas e sociedades em que viveu.
Linha Batucada (foto) – São vasos e luminárias feitas de alumínio reciclado, que tiveram um processo de acabamento também sustentável, pintadas por meio de uma técnica de coloração que dispensa substâncias tóxicas.
7 – SÉRGIO MATOS
Natural de Paranatinga, Nordeste do Brasil, o designer Sérgio J. Matos mora há mais de dez anos em Campina Grande (PB), cidade que adotou desde o início do curso de Desenho Industrial.
Pelo fato de ter nascido em uma região próxima à reserva indígena do Xingu, cercado pela sua cultura e pela grande diversidade da floresta, Sérgio aprendeu a conhecer e a trabalhar materiais naturais.
Seu trabalho tem uma relação muito estreita com a cultura brasileira, peculiaridade fácil de identificar nas cores e nos materiais utilizados na produção de seus produtos. Os conceitos das suas peças vêm das lembranças de sua infância no interior do Brasil; dos móveis, dos objetos e dos detalhes da linguagem vernacular que passaram diante de seus olhos.
8- MARCELO ROSENBAUM
Marcelo Rosenbaum nasceu em Santo André em 1968. Com mais de 20 anos de atuação como designer, está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais, inserindo a identidade cultural brasileira em tudo o que faz.
Seu trabalho alia a preocupação ambiental com o fator humano. Desde 2014 o A Gente Transforma faz parte da rede Yunus Social Business. O projeto tem um plano de atuação para 5 regiões do Brasil para ser implementado através do Instituto A Gente Transforma e da Rosenbaum®.
9 – PEDRO PETRY
Pedro Petry nasceu em Joinville, mas atualmente está baseado no interior paulista, em Itu. Há mais de 30 anos no mercado, é referência em sustentabilidade na produção de móveis e objetos, e conhecido por ser um dos precursores na reutilização de madeira.
Em seu trabalho utiliza madeiras descartadas, resíduos e espécies alternativas, para diminuir o consumo das mais utilizada, com o objetivo de reduzir o desequilíbrio ecológico e a extinção de espécies.
Tem como parceira desde 2008 a empresa Orsa Florestal, produtora de madeira tropical certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).
10- ETEL CARMONA
Etel é designer autodidata e começou sua trajetória profissional na década de 80, restaurando peças de época em seu sítio no interior de São Paulo. Resgatou as técnicas clássicas da marcenaria tradicional para assim deixar à vista a beleza dos encaixes, dos malhetes.
Em 1988 fundou a ETEL, e desde 1999 está envolvida em projetos sustentáveis com madeira de manejo florestal na região amazônica e também com a capacitação profissional dos povos da floresta. Em 2001 sua empresa foi uma das primeiras moveleiras do Brasil a conquistar a certificação do FSC.
Em 2002 fundou a AVER Amazônia. Instalada na cidade de Xapuri, no Acre, onde confecciona peças em madeira e outros produtos da floresta com o selo verde do FSC. A partir do seu envolvimento com a região, se deu a primeira floresta comunitária certificada do Brasil.
Essa foi apenas uma pequena seleção de alguns designers sustentáveis brasileiros, mas existem muitos outros profissionais fazendo trabalhos bem interessantes. Conhece algum? Deixe seu comentário.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários