Projeto sustentável brasileiro ganha prêmio internacional
Estúdio Flume é o responsável pelo projeto sustentável brasileiro vencedor do Prêmio Call for Solutions, promovido pela Fondazione Giacomo Brondolini, da Itália.
A premiação promove a sustentabilidade econômica, ambiental e social na indústria agroalimentar, e a proposta vencedora apresentou uma forma inovadora de gerar renda como um primeiro passo para o desenvolvimento de comunidades e indivíduos auto-sustentáveis, com base no princípio da erradicação da pobreza.
O projeto sustentável brasileiro desenvolvido pelo escritório de arquitetura paulista, é um protótipo de construção de 46 m² para pequenos produtores em comunidades rurais remotas, que oferece uma infraestrutura mínima necessária para o trabalho dos agricultores, com espaço para manejo de sementes e mudas, uma área para guardar ferramentas, copa, refeitório e banheiros.
A proposta surgiu em parceria com o ISES – Instituto de Socioeconomia Solidária, uma organização social que desenvolve e aplica tecnologias sociais ligadas à geração de renda e desenvolvimento local com o objetivo de combater a pobreza.
Os arquitetos, que já haviam desenvolvido outros projetos com a organização, tiveram durante dois anos contato com comunidades do Maranhão, aonde identificaram as carências do local e, decidiram desenvolver possíveis soluções para atender as necessidades da região.
Princípios da construção do projeto sustentável brasileiro:
– Uso de materiais regionais: O protótipo foi projetado para ser feito com um material resistente e disponível na região, no caso a madeira de Babaçu, resgatando a cultura do local e incentivando o total aproveitamento de uma planta que já é explorada pelos produtores da região do Maranhão para extração de óleos e folhas. A ideia é que se o projeto for levado para outro local, deve-se buscar a matéria prima equivalente, seguindo a mesma lógica de uso sustentável.
– Ventilação natural: O piso elevado do chão e a cobertura dupla em forma de “V”, criam colchões de ar que ajudam a circulação, mantendo o ambiente naturalmente mais agradável. Considerando que a região tem temperaturas bem elevadas.
– Captação da água da chuva: A cobertura em forma de “V” também favorece a captação da água da chuva, direcionando para um reservatório. Considerando que a região sofre com a falta de água nos períodos de seca.
– Construção modular, rápida, limpa e de baixo custo: O sistema modular é fácil de construir e permite aos trabalhadores expandir facilmente o protótipo conforme acharem necessário.
A ideia está próxima a sair do papel e em breve será construída a primeira versão do protótipo. Ainda não há um local definido, mas será montado em São Paulo, embora os arquitetos expressem o desejo de um dia instalar nas comunidade do Maranhão nas quais o projeto foi inspirado.
Imagens divulgação
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários