Maior porto da Europa recebe energia solar
Maior porto da Europa, que fica em Roterdã, recebeu a instalação do maior sistema solar em telhados da cidade, como parte da sua estratégia de sustentabilidade.
A cidade holandesa que já foi conhecida como a “porta de entrada para o mundo”, por sua localização estratégica, já não é o maior porto do mundo (que agora está localizado em Shanghai) mas tem como objetivo ser o mais sustentável de todos.
O maior sistema de energia solar em telhados da cidade, até então, tem cerca de 3.100 painéis solares espalhados por uma área de 7.500 metros quadrados e irá gerar 750.000 kWh de eletricidade por ano, energia suficiente para cobrir as necessidades anuais de cerca de 250 famílias holandesas.
A instalação foi concluída no final de agosto pela empresa de logística Samskip que completou este grande projeto através da sua subsidiária frigoCare e em colaboração com a empresa holandesa de energias renováveis Zon Exploitatie Nederland (ZEN).
Relacionado: Floresta flutuante será instalada no porto de Rijnhaven, em Roterdã.
O novo sistema é propriedade da ZEN mas foi instalado nos telhados dos armazéns frigoríficos da frigoCare, que consomem 2,7 GWh de eletricidade todos os anos. Desta maneira, o sistema irá cobrir cerca de 28% desta demanda e fazer com que a empresa tenha acesso a uma energia mais limpa e barata.
A instalação do sistema de painéis solares custou cerca de 1 milhão de euros e espera-se que o investimento possa ser recuperado dentro de um período de 10 anos.
A nova instalação irá contribuir para a estratégia de sustentabilidade de Roterdã, que já tem 200 MW de energia eólica instalada no maior porto da Europa.
A produção de energia solar anual em Roterdã irá aumentar para 3GWh com o acréscimo deste novo sistema. A cidade tem como meta a geração de 20 GW / h de energia solar até 2018, aumentando para 1.000 GW / h em 2030.
Fonte: TechItt
Posts mais vistos
Comentários