Material feito de cascas de batata – uma opção sustentável ao MDF

15/01/2019 por Redação SustentArqui

Muitos dos materiais típicos utilizados na construção – como o MDF – contêm materiais tóxicos e formaldeído, além de terem uma vida útil extremamente curta e um impacto ambiental negativo. Mas agora há uma nova opção um material feito de cascas de batata!

Os designers londrinos Rowan Minkley e Robert Nicoll, assim como o pesquisador Greg Cooper, desenvolveram o Chip [s] Board, que é uma alternativa biodegradável ao MDF que é feito a partir de resíduos de batata industriais não alimentícios.

Material feito de cascas DE BATATA
material feito de CASCAS DE BATATA

Esta ideia inovadora para um novo material de construção é livre de resinas e produtos químicos tóxicos e é livre de formaldeído. Se nós usarmos da mesma maneira que usamos o MDF, ele não terá o mesmo impacto negativo no meio ambiente.

Minkley, Nicoll e Cooper queriam combinar a questão do desperdício de materiais com o problema do desperdício de alimentos, e o resultado é um substituto sustentável do MDF- um material feito de cascas de batata.

Eles coletaram as cascas dos fabricantes e colocaram em diferentes processos de refinamento para criar um agente de ligação. Este agente é então aplicado a fibras como cascas de batata, bambu, lúpulo de cerveja e madeira reciclada.

Material feito de cascas DE BATATA

Em seguida, a equipe forma o Chip [s] Board , composto em uma folha que pode ser processada em diferentes produtos, como móveis e materiais de construção. Uma vez que esses produtos atinjam o fim de sua vida útil, eles podem ser biodegradados em fertilizantes.

material feito de CASCAS DE BATATA

Relacionado: Couro ecológico feito com resíduos de vinho ganha prêmio internacional

Os detalhes sobre a fabricação do Chip [s] Board não foram divulgados, porque Minkley e a Nicoll pediram uma patente em seu processo de fabricação. No entanto, eles revelaram que o processo de prensagem imita as condições encontradas na fabricação de MDF, mas substituem as resinas baseadas em formaldeído por ligantes biodegradáveis ​​derivados de resíduos.

De acordo com a equipe de design, o desenvolvimento do Chip [s] Board envolveu muitas tentativas e erros, algumas técnicas de hackers e adivinhações, mas tudo isso permitiu que eles desenvolvessem quadros fortes e úteis. Eles também estão desenvolvendo outros materiais sustentáveis, que chamaram a atenção da indústria da moda.

Fonte: Inhabitat

Imagens:Chip[s] Board

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *