Prefeitura de Tietê pinta ruas de azul para diminuir o calor na cidade

21/01/2019 por Redação SustentArqui

A prefeitura de Tietê (SP) está pintando as ruas de azul. A medida foi tomada para diminuir a temperatura ambiente, já que o asfalto escuro absorve muita luz e calor.

O secretário de Meio Ambiente, George Nicolosi, explicou para a reportagem da TV TEM que estudos apontam que a cor azul reflete mais a luz, o que favorece a redução da temperatura do piso.

Segundo ele, com a diminuição do calor, os moradores podem reduzir o uso de ventiladores e ar-condicionado. “Você tem um ambiente com temperatura mais amena e vai demandar menos capacidade de resfriamento de um ar-condicionado, por exemplo, e vai consumir menos energia. Embora o branco absorva mais, ele tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, afirma Nicolosi.

O secretário acredita que a economia nas contas de energia possa chegar a 10%.

A pintura das ruas de azul começou nas ruas do comércio em frente à Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é que o azul tome conta de outras vias.

Veja também: Por que Los Angeles está pintando as ruas de branco?

O secretário percorreu a rua com a equipe de reportagem com um termômetro. No asfalto sem pintura a temperatura chegou a 54°C. Já na área com tinta azul o termômetro marcou 47°C.

tiete pinta ruas de azul

“O Legislativo e o Executivo já tomaram conhecimento do material e confirmaram dar continuidade nisso. É uma prática que melhora o conforto da comunidade. A lata utilizada para fazer a pintura é de 18 litros e custou R$ 130”, afirma o secretário.

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor de meteorologia da UFSCar, Daniel Nassif, quanto mais próximo ao branco o ambiente fica menos aquecido.

tiete pinta ruas de azul
Cor azul no asfalto promete diminuir gasto com energia elétrica, diz secretário do Meio Ambiente de Piraju

“Quanto mais próximo do branco, menos aquecido o ambiente fica. Então, você tem essa relação de ganho de conforto técnico. É uma ideia interessante, usada em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Japão”, diz.

“Aqui no Brasil a gente consegue enxergar construções novas com telhados mais claros e com cores mais claras para conforto térmico e custo de energia mais baixo para resfriamento do imóvel”, explica.

Fonte: G1 – Fotos: Reprodução/TV TEM

 

O que acham dessa medida? Dê sua opinião nos comentários. 😉

 

Relacionado: Plantar árvores nas cidades devia ser usado como estratégia para a melhoria da saúde pública 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *