Uma torre verde da base ao topo: Agora Garden Tower
Em Taipei, no Taiwan, um arranha-céu luxoso, batizado de Agora Garden Tower, foi desenhado pelo arquiteto Vincent Callebaut e é envolvido por uma verdadeira selva de jardins verticais. O projeto da torre verde “torcida” começou em 2010 e tem previsão de entrega neste ano.
A torre possui altura de 42.355 metros e terá um pomar, uma horta, espaço para plantas aromáticas e medicinais, um sistema de compostagem, para a conversão de resíduos residenciais em adubo, e captação da água da chuva que será utilizada para irrigação dos jardins verticais, que prometem aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar na área.
Além disso, o edifício contará com painéis solares integrados à construção (BIPV) para gerar energia renovável e uso de nanotecnologias, que não foram reveladas até então.
A varanda ajardinada, a fachada de alta performance e os vidros duplos contribuirão para uma excelente eficiência energética.
A torre verde Agora Garden Tower apresenta um conceito pioneiro da eco-construção residencial sustentável, que visa limitar a pegada ecológica dos seus habitantes e aumentar o contato entre o homem e a natureza.
O conceito de “fazenda vertical” cultivada pelos próprios moradores, é o que encabeçou o projeto deste edifício que pretende implantar um estilo de vida em acordo com a natureza.
A torre verde Agora Garden funcionará como um organismo vivo, de forma que, além de absorver os recursos naturais ao máximo e rejeitar o mínimo de resíduos, ela produza o seu próprio alimento orgânico.
Quatro princípios-chave formam a missão desse empreendimento:
1. Contribuir para a redução do aquecimento global;
2. Proteger a natureza e a biodiversidade;
3. Proteger o meio ambiente e a qualidade de vida;
4. Gerir os recursos naturais e os resíduos.
A Agora Garden funciona como uma espécie de imitação dos ecossistemas naturais, produzindo soluções limpas e criando um ciclo industrial de reutilização.
Todos os materiais de construção e mobiliário serão reciclados e / ou recicláveis comprovados por algum selo, seguindo o conceito “Cradle to Cradle” onde nada se perde, tudo se transforma.
O empreendimento denota o desafio de reinventar um novo estilo de vida para prédios residenciais, de modo que eles sejam cada vez mais auto-suficientes e comprometidos com o meio ambiente. Será que durante o funcionamento ele atingirá seu objetivo?
Gostou? Aproveite e veja também conheça o projeto do Bosque Vertical em Milão.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários