Edifício Jacarandá: prédio em São Paulo tem certificação LEED Platinum

28/04/2016 por Sthéfany Alves

O Edifício Jacarandá, localizado na capital paulista, é um  exemplo de sustentabilidade sendo um verdadeiro prédio verde. O empreendimento é o primeiro edifício comercial no Brasil a receber a certificação LEED Corel and Shell Platinum v3 (a versão 4 -v4– deve entrar no mercado ainda este ano), a maior categoria do selo LEED.

À propósito, em 2015 o Brasil foi o 4º país no mundo com maior número de certificações LEED.

Projetado pelo arquiteto Carlos Bratke, o prédio  possui localização com fácil acesso a vários tipos de transporte coletivo e em todo o empreendimento há o incentivo ao uso de trens e ônibus, de modo a contribuir para a redução do número de veículos nas ruas e consequentemente, a poluição de São Paulo.

Há também o incentivo à caminhada, já que serviços básicos como supermercados, farmácias e padarias são encontrados próximos ao Edifício Jacarandá.

edifício jacarandá panorama
Foto: Marcus Leoni/FolhaPress

 

O prédio possui um bicicletário com 36 vagas, vestiários e armários para os ciclistas, de modo a incentivar também o uso desse transporte. O empreendimento conta com 100% dos estacionamentos nos subsolos, diminuindo as áreas pavimentadas, promovendo a minimização das ilhas de calor, com a adoção de coberturas verdes e a utilização de materiais com alto índice de refletância solar.

 

edifício jacarandá biciletario
Foto: Marcus Leoni

O empreendimento possui 1.925 m² de áreas verdes que promovem a biodiversidade local, além de ter um Plano de Gerenciamento de Águas Pluviais que reduz as coberturas impermeáveis e promove a infiltração, coleta e tratamento da água de escoamento correspondente a 90% da média anual de chuva.

Além de um sistema para coleta e tratamento de água cinza e água proveniente do dreno do sistema de ar condicionado para usos não potáveis.

Foi elaborado também um sistema de Simulação Computacional para avaliar a eficiência energética do Edifício Jacarandá, e foram adotadas estratégias de racionalização de energia em toda a sua operação. Por exemplo, a iluminação é desligada automaticamente nas áreas comuns,  como nas garagens, no térreo e nos escritórios, quando os mesmos não estão sendo ocupados.

Foi aplicado um sistema de condicionamento de ar adequado, o qual não oferece riscos ao meio ambiente. Os gases refrigerantes são  de baixo impacto na camada de ozônio e no aquecimento global.

Edifício Jacarandá materiais
Foto: Marcos Leoni

Na fase de construção, 93% dos resíduos gerados foram destinados à reciclagem e reaproveitamento. Além disso, foram aplicados materiais com conteúdo reciclado e de origem regional, incentivando a mão de obra local, contribuindo com a redução de extração de novas matérias-primas e com a redução do impacto da poluição no transporte.

O layout do Edifício Jacarandá permite que, em todos os ambientes, os ocupantes tenham visibilidade das paisagens externas.

Sensores de CO2 foram instalados em todos os espaços, garantindo a qualidade do ambiente interno, assim foram utilizados adesivos, selantes, tintas e revestimentos com baixo valor de Compostos Orgânicos Voláteis (COV).

Edifício Jacarandá escada
Foto: Marcos Leoni

Essas são apenas algumas das iniciativas e realizações sustentáveis do Edifício Jacarandá, que em toda a sua construção e funcionamento, mostra porque é um exemplo para o Brasil, para o mundo e para o progresso da sustentabilidade no setor.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *