Instituto Pindorama apresenta livro sobre permacultura
Pensando em um mundo onde as pessoas devem estar atentas à composição e origem de tudo que as cerca no intuito de contribuir para um meio ambiente mais sustentável, Nilson Dias, fundador do Instituto Pindorama, escreveu um livro sobre permacultura, o “Permacultura para Organizações e Casas Ecológicas”.
O objetivo do autor é fazer com que as pessoas aprendam didaticamente sobre como projetar e reformar imóveis sustentáveis, implementando soluções para desperdício de água, energia, lixo em suas próprias casas.
O termo permacultura, criado pelo professor australiano Bill Mollison na década de 1970, faz referência a um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio com a natureza.
Nesse contexto, Nilson Dias quis criar um livro sobre permacultura que fosse simples e eficaz, capaz de atingir desde arquitetos até pessoas comuns, funcionando como um guia prático para a economia de recursos e realização de projetos sustentáveis.
O livro sobre permacultura está em um estágio de pré-venda, e o lançamento oficial só ocorrerá se o Instituto Pindorama conseguir arrecadar o valor necessário através de um sistema de crowfunding. Os valores são de R$ 60 até R$ 2000, e a retribuição varia de acordo com o valor. O dinheiro arrecadado com a pré-venda será utilizado, sobretudo, no pagamento de impostos, na impressão e distribuição da primeira tiragem dos livros, além do envio das retribuições pelos valores pagos.
Nilson Dias iniciou sua jornada pela sustentabilidade desde criança, mostrando preocupação com a reutilização de objetos, ao invés do descarte. Em 2009, fundou o Instituto Pindorama em uma propriedade rural, e, a partir daí, passou a dedicar-se à pesquisa e prática da permacultura. O livro sobre permacultura é resultado de muito estudo sobre o assunto, voltado para construções e organizações – de qualquer tamanho – comprometidas com o meio ambiente.
Para entender mais sobre o livro sobre permacultura e contribuir com a campanha de crowfunding, acesse aqui.
Veja o vídeo da campanha:
E para ver, na prática, como funciona uma casa pautada na permacultura, veja só esta residência em Goiânia que adotou uma série de medidas sustentáveis.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Muchas gracias x la información. me sera de gran utilidad.