Feira de móveis em Milão foca em sustentabilidade
O Salão de Móveis de Milão 2016 que está ocorrendo de 10 a 20 de Abril, é uma feira de móveis focada nas criações de diversos designers. Algumas peças retratam sustentabilidade e reutilização.
Para a maioria dos profissionais expositores, construir pensando em sustentabilidade não é apenas uma questão de idealismo, mas também de inserção de mercado, já que a tendência atual se baseia em empresas que pensam e agem para um meio ambiente mais sustentável e circular.
Durante 10 dias, o evento transborda design, inovação e desenvolvimento. Por meio de uma pesquisa, o SustentArqui selecionou 9 peças que se destacaram na feira de móveis de Milão, mostrando que sustentabilidade e criatividade são elementos chave que devem andar lado a lado para o sucesso de uma criação.
Confira 9 peças de ecodesign da Feira de Móveis de Milão 2016:
1- Bobina Chair: uma cadeira feita de materiais reutilizados apresentada por Studio Nito
2- Mesa Fungi por Alcarol: feita a partir da recuperação de madeiras atacadas por fungos e resina.
3- Materiais reutilizados que se transformam em ambientes. Este é metade cozinha, metade banheiro e pode ser transportado, por Henry&Co.
4- Merdacotta: material sustentável para fabricação de móveis criado pelo arquiteto italiano Luca Cipelleti a partir de esterco de vaca e massa de argila.
5- Uma cadeira que funciona como aquecedor. Quando conectada a um radiador, os tubos de aço ocos construídos dentro da cadeira são preenchidos com água que aquecem a uma temperatura confortavelmente quente.
6- Para lembrar os tempos antigos da cultura japonesa, na qual um vaso ou utensílio quebrado era colado com fios de ouro e prata, o designer Jo Nagasaka desenvolveu uma linha de utensílios recuperados através de cerâmicas velhas quebradas, unindo com uma tecnologia precisa de modelagem que utiliza material cerâmico ao invés de ouro.
7- Um estúdio de design de Bolonha apresentou móveis funcionais aproveitados com teclados de computadores da Apple, dando a eles uma segunda vida. O resultado é extremamente inovador.
8- Uma lâmpada sem fios gera sua própria eletricidade a partir do etanol bio, criando energia suficiente para carregar um smartphone. A lâmpada utiliza uma chama sem fumaça criada para gerar eletricidade. O item, criado pelo designer argentino Francisco Gomez Paz, foi reconhecido como uma inovação tecnológica para substituir a lâmpada de óleo tradicional.
9- Projeto japonês Beautiful Remnants; recupera sobras de fabricação da madeira e transforma em mobiliário e objetos.
Quer ver mais sobre inovação e design? Confiram aqui peças de ecodesign feita em uma Bienal na Bélgica.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Fiquei Apaixonada pelo seu post, Vou acompanhar seu Blog que é Top. Esse tipo de conteudo tem me agregado muito conhecimento. Grata!