Projetos gratuitos de habitação popular de arquiteto premiado

13/04/2016 por Redação SustentArqui

O arquiteto chileno Alejandro Aravena, ganhador do prêmio Pritzker de 2016, disponibilizou quatro projetos gratuitos de habitação popular de sua autoria, com o objetivo de ajudar a diminuir o deficit de moradias em todo o mundo.

A iniciativa foi anunciada no debate Challenges Ahead for the Built Environmentna na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

O objetivo é fornecer o material aos órgãos governamentais e desenvolvedores que não investem em bons projetos de moradia popular por desculpa de falta de orçamento.

 

A necessidade de habitação social é cada vez mais premente, três bilhões de pessoas vivem atualmente nas cidades e um terço delas vivem abaixo da linha de pobreza.

Avarena pretende com essa iniciativa dar a sua contribuição para que seus projetos possam ser replicados em todo o mundo de forma gratuita,

projetos gratuitos de habitação popular de Alejandro Avarena
Quinta Monroy Habitação- 2004. Fotografia por Cristobal Palma
projetos gratuitos de habitação popular de Alejandro Avarena
Villa Verde, na cidade de Constitución é um dos exemplos de projeto disponibilizado em recurso de código aberto pelo escritório de Avarena
projetos gratuitos de habitação popular de Alejandro Avarena

Os quatro projetos disponíveis já foram construídos, oferecendo exemplos concretos da funcionalidade e do conceito de Aravena.

Os projetos Quinta Monroy, Villa Verde, e Lo Barnechea foram construídos no Chile, enquanto o Monterrey foi erguido na Cidade do México.

“Vamos colocar on-line, disponível como domínio público, todas as plantas e arquivos dos projetos que temos feito até agora – aqueles que acreditamos ter sido bem-sucedido”, disse Avarena.

O arquiteto acrescentou que os projetos podem precisar ser modificados para cumprir com os regulamentos locais e códigos de construção, bem como “realidades locais” e disponibilidade de materiais.

Relacionado: Alejandro Aravena é o vencedor do Pritzker 2016 

Alejandro é diretor executivo do estúdio Elemental, conhecido por desenvolver projetos de habitação social revolucionários, onde os moradores são estimulados a ampliar e melhorar as suas casas por iniciativa própria. 

Também é curador da Bienal de Veneza deste ano que discutirá perspectivas sobre questões globais, incluindo violência, saneamento básico, falta de habitação, resíduos, migração e poluição.

O arquiteto chileno Alejandro Aravena, ganhador do prêmio Pritzker de 2016, disponibilizou quatro projetos gratuitos de habitação popular de sua autoria

Baixe aqui os 4 projetos gratuitos de habitação popular de Alejandro Avarena

Fonte: Deezen – Imagens: Elemental (divulgação)

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *