Estradas feitas com plástico reciclado e fáceis de montar

14/07/2015 por Redação SustentArqui

A Holanda é um país que está sempre inovando no quesito sustentabilidade. A novidade apresentada recentemente é a Plastic Road, uma tecnologia de pavimentação de ruas e estradas feita com resíduos plásticos retirados dos oceanos e reciclados.

O projeto está sendo desenvolvido pela KWS Infra; a maior construtora de estradas dos Países Baixos; em colaboração com a VolkerWessels e está alinhado com o conceito cradle-to-cradle e com o The Ocean Clean Up; iniciativa que pretende eliminar os resíduos de plástico encontrados nos mares.

Plastic Road

A estrutura da Plastic Road é pré-fabricada e muito fácil de instalar, sua montagem se assemelha ao jogo de encaixes do Lego, seu interior é oco e pode ser utilizado para passagem de sistema de drenagem, cabos e tubos. Sua construção leve também ideal para solos mais pobres, isto aplica-se, pelo menos a metade da Holanda.

A pavimentação é composta de várias camadas do material que é 100% reciclado e quando uma das camadas é danificada, pode ser substituída rapidamente. A empresa fabricante garante que o material dura até três vezes mais que o asfalto, e suporta temperaturas entre -40°C e 80°C, sendo também muito mais resistente a ataques químicos.

A tecnologia possui diversos benefícios; como maior rapidez na execução, maior durabilidade e menor manutenção, mas as maiores vantagens as são ambientais. Além de ajudar a retirar toneladas de plástico dos oceanos, a substituição do asfalto tradicional, que é um derivado do petróleo, diminuirá as emissões dos transportes rodoviário, uma vez que a produção deste asfalto é responsável por 2% destas emissões.

PlasticRoad3

Apesar de tantas vantagens declaradas, a tecnologia ainda precisa ser testada. A cidade holandesa de Roterdã, conhecida pelas suas inovações, mostrou interesse e já disponibilizou uma área para testes, que funcionará como umas espécie de laboratório.

 

Imagens: VolkerWessels

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *