Green School: escola construída com bambu em Bali
Considerada a escola mais verde do mundo, a Green School foi criada pelo canadense John Hardy e sua esposa, a americana Cynthia Hardy. O projeto foi idealizado em 2006, mas só começou a funcionar oficialmente em setembro de 2008, com 100 alunos.
Cerca de 20% dos estudantes são balineses e não pagam a mensalidade, mas além dos nativos da ilha, atrai alunos de diversas nacionalidades, atuando desde o jardim da infância até o ensino médio completo.
A linha pedagógica foi baseada no estudo do neo zelandês Alan Wagstaff, que propõe o aprendizado de forma integrada com quatro dimensões simultaneamente: emocional/social, espiritual, intelectual e sinestésica.
O bambu, abundante na ilha da Indonésia, é o principal material usado na construção dos 75 edifícios da escola. Em formato de espiral, são alimentados por fontes de energia renováveis, incluindo uma micro-hidrelétrica, energia solar e bio-diesel.
Toda a água é reciclada, os jardins são na verdade, hortas, algumas partes em barro, justamente para as crianças brincarem e há animais soltos fácil de serem encontrados nos 9 hectares de área.
A escola é visitada por turistas do mundo inteiro, não apenas pelas belíssimas estruturas e método construtivo de bambu, mas também pela metodologia da escola internacional, que oferece uma formação baseada na visão holística, no aluno e na consciência ambiental.
Algumas das características interessantes da Green School:
– Os edifícios e mobiliários são feitos em bambu;
– As crianças são ensinadas a criar animais como; galinhas, porcos e cabras;
– Plantações para as ciranças aprenderem a se alimentar com os produtos que plantaram;
– Artes marciais locais;
– Edificios são ligados por caminhos de pedra;
– Piscina natural com uma pequena cascata para o rio;
– 80% de energia renovável;
– A lousa é feita de bambu, pintada com tinta apropriada para quadro negro;
– Sacos de lixo são de tecidos;
– Banheiros secos;
– Refeições servidas sobre folhas de bananeira;
– Resto de alimentos, vão para os animais.
Esse é um exemplo de escola com um impacto ambiental quase zero. Não é apenas um edifício sustentável, onde os prédios foram criados a partir de materiais naturais encontrados na região, mas também atos sustentáveis, como a educação.
Além de ter sua metodologia especial ensinam ecologia e sustentabilidade, fazendo dessa escola, uma das mais verdes do mundo.
Outros exemplos de outras escolas verdes:
Colégio Estadual no RJ recebe a certificação LEED Colégio Estadual no RJ recebe a certificação LEED
Arquitetura sustentável em escola primária na Dinamarca
Escola sustentável em Nova Iorque
Imagens: GreenSchool – Bali
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários