Prefeitura do Rio lança Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro (PMUS) foi desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e conta com uma plataforma online para colaboração da população.
O plano orienta os investimentos públicos em infraestruturas de transportes da cidade por dez anos, a partir de 2016 e deverá integrar modais motorizados e não motorizados em um sistema coeso e sustentável, priorizando o transporte público, o deslocamento a pé e por bicicleta e considerando emissões de gases do efeito estufa.
Plataforma Interativa
Paralelamente às atividades do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, a Prefeitura lançou um novo Desafio Ágora Rio, dessa vez com o tema mobilidade, que servirá de um espaço qualificado para o debate e proposição sobre o tema.
No site do PMUS, os cidadãos e cidadãs poderão sugerir novas rotas para BRTs, ciclovias e apontar áreas em que a passagem de automóveis não é recomendada, entre outras demandas. Além disso, serão realizados encontros em datas e locais ainda a serem divulgados para que o poder público apresente o desenvolvimento do plano e possa captar os desejos da população.
Mapa de Demandas Interativo
O Mapa de Demandas é uma plataforma digital para que a população possa registrar demandas por mobilidade e fazer outras sugestões, tudo isso em um mapa interativo da cidade.
Dentre as possibilidades no mapa, os cidadãos e cidadãs poderão sugerir novas rotas cicloviárias pela cidade, identificar pontos da cidade onde a calçada é menos acessível ou sugerir o fechamento de determinadas ruas apenas para pedestres.
Mapa de Informações da Mobilidade da Cidade
Um mapa resume como ficará a rede de transportes da cidade com todos os modais entregues:
O trabalho utiliza os dados do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana (PDTU-2013), com foco na cidade do Rio de Janeiro. Ao final de dez meses, será elaborado um documento com as principais conclusões e propostas do estudo para os cenários de 2021 e 2026 (com diferentes graus de investimento). Todas as medidas estarão em acordo com as recomendações do Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro (Lei Complementar 111/11), da Política Municipal de Mudanças Climáticas (Lei 5.248/11) e da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12).
Mais informações na plataforma online do PMUS
Posts mais vistos
Comentários