Casa passiva em bambu na França
O conceito de casas passivas (Passivhaus) tem tomado força nos países europeus. Essa casa construída em Paris é um dos exemplares mais bonito. A riqueza de detalhes arquitetônicos e a sua segunda pele de bambu resultam em um bom exemplo de união de beleza e sustentabilidade.
Essa casa passiva em bambu foi construída em 2010 na cidade de Bessancourt , projetada pelo escritório de arquitetura francês Karawitz, e a primeira a receber a certificação PassivHaus no país.
O sucesso do projeto começou com a boa orientação da casa.
Todos os cômodos estão voltados para a fachada sul, como está localizada no hemisfério norte é fachada que recebe mais radiação solar, onde estão localizados os painéis fotovoltaico.
Um dos princípios fundamentais da certificação alemã, é a preocupação com as pontes térmicas e as esquadrias, neste caso a solução foi a utilização de vidros triplos e portas e janelas pré -fabricadas com excelente isolamento térmico.
Aliados a aplicação da segunda pele em bambu, que protege a casa do sol, conferiram um ótimo resultado de eficiência energética a edificação.
Uma ventilação mecânica garante a recuperação de calor e a entrada de ar fresco no interior.
A casa passiva em bambu se adapta a todas as estações do ano, no verão ela se abre, e o seus moradores podem desfrutar da varanda.
O projeto de interiores é simples e moderno, se beneficia dos jogos de luzes da iluminação natural e possui revestimentos naturais.
Imagens cedidas por Karawitz
Conheca os 7 princípios básicos da PassivHaus.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários