Cisterna Já: Movimento pelo reúso da água
O Movimento Cisterna Já, como eles mesmos se definem, é uma iniciativa independente de cidadãos preocupados em aumentar a resiliência urbana diante da crise da água.
O movimento é liderado por Cláudia Visoni, jornalista, ambientalista e idealizadora do grupo Hortelões Urbanos, e por Edson Urbano, empreendedor social e fundador do site Sempre Sustentável.
O objetivo do movimento é promover a capacitação para a captação e aproveitamento de água de chuva, tendo em vista que soluções centralizadas não serão capazes de atender a população no provável cenário de emergência que ocorrerá devido ao desabastecimento,
Urbano ensina no seu site um passo a passo de um sistema de captação de água de chuva muito simples e de baixo custo, desenvolvido ele. Confira no link: http://www.sempresustentavel.com.br/hidrica/minicisterna/minicisterna.htm
Eles alertam que a água da chuva deve se destinar apenas aos usos não potáveis — como descarga sanitária, faxina e regar plantas, por exemplo, podendo suprir até 50% do consumo de uma residência.
Os organizadores também promovem oficinas e mutirões, o próximo será dia 9 de novembro, no Festival da Praça da Nascente, próximo ao Metrô Vila Madalena, São Paulo (horário a confirmar).
O projeto foi lançado essa semana no evento Aliança Pela Água. Para quem quiser apoiar o movimento,existe uma peticão online direcionada ao governo e a prefeitura de São Paulo, um abaixo assinado com propostas para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: Como o reaproveitamento de água contribui para a segurança hídrica