Urbanismo contra as epidemias – O exemplo de Barcelona
O exemplo da Barcelona do sec. XIX no urbanismo contra as epidemias.
“Os problemas de saúde pública foram o que fez a cidade repensar, porque as doenças afligiam tanto os ricos quanto os pobres”. Richard Sennet, em Construir e habitar.
Esta foi a principal razão do nascimento do planejamento urbano moderno em Barcelona. Com a ajuda de Ildefons Cerdà, um novo bairro foi planejado além dos muros que foram demolidos em 1854 para combater as epidemias que assolavam o século XIX nas grandes cidades, cada vez mais povoadas e com um sério problema de superlotação.
As quarentenas impostas em Barcelona para lidar com doenças não funcionaram, e o desenvolvimento da ciência e das estatísticas impôs a ideia de “uma cidade higiênica e funcional que deveria permitir uma condição de igualdade entre todos os moradores que a usavam”, em palavras planejador urbano Joan Busquets.
Barcelona resiliente saiu dessas epidemias periódicas através do planejamento urbano.
Cerdà, que era engenheiro, mas foi o primeiro a escrever essa palavra em um texto impresso, implantou um novo tecido urbano e estudou as condições de vida dos trabalhadores.
O arquiteto Vicente Guallart explica que, pertencente à corrente dos socialistas utópicos, estava muito interessado em melhorar a situação dos trabalhadores que viviam nas áreas mais deprimidas e insalubres, e o estudo o fez por meio de estatísticas. .
Ele também prestou muita atenção à criação de uma poderosa infraestrutura de esgoto e à eliminação de fossas, diz o arquiteto Toni Solanas, membro do grupo de trabalho Salut i Arquitectura da Col·legi d’Arquitectura de Catalunya (COAC).
“Naquela época, os médicos pensavam que a cólera estava espalhada pelo ar e não pela água. Foi um período de pleno desenvolvimento industrial, com muitas fábricas começando a funcionar, e a fumaça negra das chaminés inundava Barcelona ”, diz Solanas.
Assim, a criação de um novo bairro, 20 vezes maior que a cidade antiga, com casas que entravam luz, ventiladas e com pátios interiores.
Uma área residencial formada por ruas arborizadas nas mesmas proporções que possuíam chanfros que serviam de pequenas praças e na qual a mobilidade também era garantida.
Para a arquiteta e professora de urbanismo Maria Rubert, o desenvolvimento científico de meados do século XIX foi decisivo quando aplicado ao tecido urbano da cidade para combater as doenças.
Um fato que se repetiu ao longo da história. Rubert dá como exemplo a incorporação de fontes nas praças ou a remoção de cemitérios fora das cidades, práticas introduzidas no reinado de Carlos III que serviram para mitigar os efeitos de epidemias que dizimavam a população.
O projeto de Cerdà acabou sofrendo variações terríveis. Solanas e Guallart alertam que especulação e densificação foram os dois processos que acabaram distorcendo completamente o projeto. Embora ele reconheça que o modelo sobrevive, pois significou uma mudança de paradigma na concepção da cidade moderna.
Os profissionais de arquitetura enfatizam que é difícil levar as lições do plano Cerdà à atual epidemia de coronavírus em Barcelona. Mas coincidem em apontar que o confinamento obrigatório da população em residências particulares deve ser um antes e um depois na concepção dos novos lares a serem construídos.
O arquiteto-chefe da prefeitura de Barcelona, Xavier Matilla, foi um dos primeiros trabalhadores municipais a receber o diagnóstico de Covid-19 e está em casa desde 9 de março.
“Agora, dentro de nossas casas, devemos fazer uma reflexão forçada de como vivemos. Por que os banheiros, que devem ser os cômodos mais ventilados, são internos? Por que os espaços comunitários foram reduzidos ao mínimo, assim como a área útil? ” Questiona Matilla.
Perguntas cujas respostas o levam a defender que os lares devem deixar de ser vistos de uma lógica econômica para priorizar sua qualidade acima de tudo.
Solanas concorda com essa idéia e ressalta que a arquitetura e o design de edifícios de baixo custo prevalecem. Ele alerta que 30% das propriedades estão doentes e que a ideia de progresso foi perdida.
Por sua parte, Vicente Guallart explica que hoje em dia no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) deveria ter sido iniciado um mestrado para os arquitetos chineses ensinarem o modelo de Barcelona, que deve ser entendido como uma rede de bairros sem centros e sem periferia.
“O confinamento ocorre na escala da casa e se torna o local onde morar, trabalhar e descansar (morar, trabalhar e descansar) são micro-cidades. O teletrabalho é mais importante agora do que nos anos 90, e produzimos em residências ”, ressalta.
Por isso, defende o desenvolvimento de edifícios ecológicos que possam contemplar vistas exteriores e incorporar vegetação, que pode ser regada com águas cinzas. “Uma natureza que muitos sentem falta, nestes dias de confinamento.”
A arquiteta Carme Fiol usa o Unités d’Habitation de Le Corbusier em Marselha como exemplo de uma casa ainda em uso e foge dos edifícios que se tornaram moda no Meridiana e que só têm janelas.
Ela considera que uma reflexão sobre muitas questões surgirá a partir desses dias de confinamento e a de moradia, no momento, é especialmente sensível devido à situação de confinamento.
Matilla propõe abrir um debate sobre a tipologia das casas e ir adiante. Pela experiência do confinamento, ele considera deve-se pedir que o governo repense o atual decreto de habitabilidade para incorporar melhorias relacionadas à superfície das casas e à incorporação de varandas e terraços.
Profissionais dizem que o confinamento significa um antes e um depois
Maria Rubert também concorda em salientar que talvez tenha chegado a hora de modificar a maneira de construir e projetar as casas para também pensar em sua distribuição interior.
“Ficar trancado dentro deles nos obriga a pensar em como queremos que os lugares em que vivemos e com quem você quer estar. Você precisa encontrar soluções para que dentro dos espaços, também se possa estar no exterior ”, completa.
Lembrando que a vida rural, criticada por muitos diante do turbilhão da cidade grande, é mais atraente atualmente. “Nunca estamos em nossas casas e agora, sem poder sair, percebemos os desconfortos que nos causam”.
Artigo original publicado no La Vanguardia – Foto da capa: Àlex Garcia
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