Top 10 construções sustentáveis nos EUA em 2020

22/06/2020 por Redação SustentArqui

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou os vencedores do COTE Top Ten Awards 2020, que são conferidos pelo Comitê do Meio Ambiente da AIA. A cada ano, o programa reconhece 10 construções sustentáveis nos EUA que integram a excelência em design e o desempenho ambiental.

Os vencedores recebem o prêmio COTE Top Ten Plus – uma indicação de desempenho comprovado de energia e resultados pós-ocupação.

O vencedor do prêmio COTE Top Ten Plus deste ano foi o Environmental Nature Center and Preschool da LPA, na Califórnia. O projeto se destaca pela forma inovadora de como conectar a comunidade com a natureza.

Lista das 10 melhores construções sustentáveis nos EUA em 2020:

1 – Environmental Nature Center and Preschool, Califórnia (Centro de natureza a e pré-escola)

Desenvolvidos por meio de uma abordagem holística de design, usando a equipe integrada de arquitetos, engenheiros, paisagistas e designers de interiores da empresa, o centro cria um espaço aberto dedicado a comunidade.

Aproveitando o clima costeiro, os edifícios são orientados para permitir a ventilação natural, reduzindo significativamente os custos iniciais e de longo prazo.

Abordagens ativas e passivas sustentáveis ​​foram fundamentais para minimizar a demanda de energia na pré-escola.

A ENC Nature Preschool está buscando a certificação LEED NC Platinum e a Certificação Petal do Living Building Challenge, que o tornará um dos primeiros projetos na região a atingir esse nível de sustentabilidade e ambientes saudáveis.

Com foco no design passivo e eficiente, o campus da ENC está servindo como um laboratório vivo e ferramenta educacional para o design e a conservação ecológicos inteligentes.

Arquitetos: LPA, Inc.

2 – Biblioteca Central de Austin – Texas

TOP 10 AIA - bilioteca austin
Foto: Lara Swimmer

Antes do início do desenho, a equipe do projeto estabeleceu métricas de sustentabilidade e design para o projeto. Foram determinados dois objetivos principais de sustentabilidade: seria a biblioteca com mais iluminação natural do país, e serviria como modelo de conservação de água para edifícios na região.

Um sistema de captação de água da chuva, reutilizado a partir da infraestrutura existente, fornece água para a irrigação da paisagem, instalações sanitárias de banheiros e para o jardim polinizador da cobertura.

A biblioteca é o primeiro projeto público da cidade de Austin a obter a certificação LEED Platinum. É um modelo para o uso sustentável de recursos e a eficiência promovendo conexões viscerais às coleções, história, cultura e local.

Arquitetos: Lake|Flato Architects + Shepley Bulfinch Joint Venture

3- Porto de entrada terrestre nos EUA – Novo México

TOP 10 AIA -Porto - construções sustentáveis nos EUA
Fotos: Robert Reck

O projeto é um porto de entrada no deserto de Chihuahua, próximo a Puerto Palomas, no México.

Mais conhecida por sua história de fronteira e pela breve incursão de Pancho Villa, essa passagem de fronteira agora acomoda pedestres, veículos particulares, mercadorias comerciais (principalmente agrícolas). Além de mais de 800 crianças em idade escolar que atravessam todos os dias para ir à escola nos Estados Unidos.

Segundo os jurados a arquitetura do espaço serve e respeita todas as pessoas, abraça a cultura, conserva recursos, nutre a ecologia, protege o habitat, celebra a diversidade e transmite o amor pela terra.

A resposta integrada e expressa do design a essa variedade de oportunidades de sustentabilidade foi o mecanismo para criar e transmitir esta mensagem.

Exteriores sombreados e interiores iluminados pelo luz do dia abrigam e aproveitam o sol do deserto.

Arquitetos: Richter Architects

4 – Sede da Etsy – Nova Iorque

O maior edifício certificado pelo Living Building Challenge da região, estabeleceu um novo padrão para a empresa. Todas as decisões de projeto foram abordadas levando em consideração a saúde a longo prazo da empresa, seus funcionários, a comunidade e o ecossistema maior.

Em vez de construir de novo ou ocupar um espaço de inquilino em um prédio corporativo, Etsy optou por adaptar um edifício industrial no Brooklyn.

Essa decisão conservou significativamente os recursos materiais e preservou um espaço cultural valioso para a comunidade.

Refletindo a missão de Etsy de “manter o comércio humano”, a equipe enfatizou a saúde e o bem-estar.

Os espaços são definidos pela luz do dia, vistas e conexão com o exterior. Os princípios da biofilia no design definiram grande parte do design, em suas formas e texturas, e a vegetação é abundante em ambientes internos e externos.

Saiba mais sobre esse projeto

Arquitetos: Gensler

5- Centro da Fundação Ford para Justiça Social – Nova Iorque

A histórica sede da Fundação Ford, concluída por Kevin Roche John Dinkeloo e Associados em 1968, foi aclamada como um ícone da arquitetura modernista. A nova reforma, um marco na preservação modernista, transforma um edifício de 50 anos em um local de trabalho do século XXI e comodidade pública.

O novo design mantém e aprimora o caráter original do edifício, melhorando significativamente a funcionalidade, a transparência e a acessibilidade.

O retrofit certificado LEED Platinum também modernizou a estrutura com o código de segurança da cidade e os requisitos da Comissão de Preservação de Marcos da Cidade de Nova York.

A equipe reutilizou todos os itens que eram recuperáveis. Novos materiais e móveis são compostos por mais de 20% de conteúdo reciclado. Todo o folheado de madeira é certificado FSC e todos os móveis novos são certificados pela Green Guard.

Além disso, mais de 20% dos materiais e móveis foram extraídos e fabricados localmente, minimizando o consumo de recursos e as emissões associadas à produção e transporte de materiais.

Arquitetos: Gensler

6- Edifício de Design John W. Olver – Massachusetts

Uma abordagem integrada à sustentabilidade maximiza o impacto do projeto passivo, incorporando soluções estratégicas de engenharia para minimizar o uso de energia, garantiu ao edifício a certificação LEED Ouro.

Abordando não apenas o uso operacional de energia, mas também reduzindo a energia incorporada do próprio edifício, o edifício Olver apresenta um uso inovador da estrutura de madeira engenheirada.

O maior edifício acadêmico de madeira laminada cruzada (CLT) dos EUA, demonstra a sustentabilidade, a economia e a beleza da madeira como material de construção e recurso renovável.

Arquitetos: Leers Weinzapfel Associates

7- Keller Center – Chicago

Os líderes da escola buscaram a preservação e restauração de uma obra-prima de meados do século para seu novo campus.

A reforma integrou soluções inspiradas em políticas para se conectar melhor à comunidade, exibir políticas, e servir como exemplo em design sustentável conseguindo obter as certificações LEED Platinum e Living Building Challenge.

Várias estratégias para promover o bem-estar, a vida ativa e a interação social foram utilizada, usando as diretrizes da certificação WELL e Fitwel, mas não obtiveram a certificação formal.

Arquitetos: Farr Associates e Woodhouse Tinucci Architects (arquiteto colaborador e designer de interiores)

8 -Centro de Educação da Marinha- Mississippi

Em 2005, o centro anterior foi destruído pelo furacão Katrina. Uma segunda tempestade afetou o local durante o projeto esquemático e uma terceira destruição ocorreu durante a construção, pelo furacão Nate, . Estava claro – a nova instalação precisaria ser resiliente, sustentável e durável.

Foram consultados biólogos e ecologistas costeiros para avaliar a flora e a fauna em três zonas pré-determinadas. Escolheu-se finalmente a zona de construção com o ecossistema menos sensível, o acesso a águas abertas e a elevação adequada da edificação para proteger os edifícios, em caso de desastre natural.

A equipe trabalhou com o Instituto de Design Resiliente para selecionar materiais de baixo impacto para a saúde dos ocupantes, e evitar a contaminação do oceano no caso de um desastre natural.

A abordagem de energia da equipe de design foi encontrar o maior número possível de soluções passivas. O resfriamento natural é maximizado através da orientação do edifício, ventilação, árvores e outras soluções da paisagem.

O projeto estava buscando a certificação LEED Gold até que o estado do Mississippi decidisse que o financiamento estatal não poderia ser usado para esse sistema.

Arquitetos: Lake|Flato Architects em colaboração com Unabridged Architecture

9- O seis (The Six) – Los Angeles

TOP 10 AIA -six- construções sustentáveis nos EUA

Um prédio de apartamentos acessível para sem-teto e veteranos deficientes. Localizado em um bairro multifamiliar, que possui uma das maiores densidades nos EUA, é considerado um “paraíso dos caminhantes”.

A maioria dos veteranos que vivem no local não possui carros e pode facilmente realizar suas atividades diárias sem um.

Todos os acabamentos atendem à limites máximos de COV para uma melhor qualidade do ar interno. Além disso a maioria das unidades possui ventilação cruzada natural através do pátio paisagístico.

Os tetos são um pouco mais altos que os prédios de apartamentos comparáveis, permitindo vistas, brisa e luz natural para permear as unidades. Sensores de CO2 estão localizados em todas as unidades.

Arquitetos: Brooks + Scarpa

10 – Upcycle – Texas

TOP 10 AIA - Upcycle
Foto: Dror Baldinger

Em vez de construir de novo, o cliente priorizou a reutilização adaptativa, para ajudar a preservar e melhorar o caráter da vizinhança e honrar os recursos existentes.

O edifício existente, que permaneceu ocioso por muitos anos, estava parcialmente coberto de pichações e tinha sido usado para várias exposições de arte de grafite.

Durante a reforma, a equipe encontrou e contratou esses, e outros artistas locais, para criar uma estética interior consistente com o caráter do local.

As cores vibrantes da arte que adornam a estrutura animam o antigo espaço industrial e celebram o passado.

A abordagem da equipe na escolha dos materiais, iluminação natural, espaço social e sistemas eficientes resultou em um local enraizado ao passado, mas que antecipa o futuro.

Arquitetos: Gensler

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *