5 exemplos de Hortas Urbanas no Brasil
Conheça 5 exemplos de Hortas Urbanas no Brasil:
1- Projeto Hortas Cariocas, nas comunidades do Rio de Janeiro.
O Hortas Cariocas, é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que está presente em 30 comunidades e na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Baseado em comunidades e escolas, gera empregos diretos entre os moradores e pessoas ligadas as escolas, que em sistema de parceria, cuidam plantação.
Parte do que é produzido é dividido entre as escolas e creches Municipais próximas, para o reforço da alimentação, fica disponível às famílias em risco social indicadas pelas associações de moradores e o restante é comercializado e o lucro fica com os parceiros e parte dele é reinvestido.
2- Hortelões Urbanos, São Paulo
Os Hortelões Urbanos se conectam pela internet para criar e apoiar hortas urbanas comunitárias em SP, o grupo foi criado em 2011 pelas jornalistas Cláudia Visoni e Tatiana Achcar.
Aos interessados em participar, o grupo divulga os mutirões realizados em São Paulo:
HORTA DAS CORUJAS (próximo à Av. das Corujas, Vila Madalena) – todos os domingos a partir de 10h.
HORTA DO CICLISTA (Av. Paulista entre Bela Cintra e Consolação, canteiro central) – primeiro domingo do mês a partir de 12h.
HORTA DA VILA POMPEIA (Rua Francisco Bayardo, perto da Av. Pompeia) – todo domingo a partir de 11h com café da manhã comunitário.
HORTA DA VILA ANGLO (Praça Antonio Resk, perto da Rua Heitor Penteado) – todo sábado a partir de 10h e terças 9h.
HORTA CCSP (Centro Cultural São Paulo, metrô Vergueiro) – último domingo do mês a partir de 9h com café da manhã comunitário.
HORTA COMUNITÁRIA DO PARQUE IPÊ (Rua Marujada, 53, Campo Limpo, perto do ponto final do ônibus Pq Ipê) -mutirões aos sábados a partir das 8:30
HORTA DO IEE USP – Instituto de Energia e Ambiente na Cidade Universitária. Mutirões a cada duas semanas, sempre aos sábados das 9 às 13hs.
HORTA DA NASCENTE- mutirões todos os domingos a partir das 16hs. Na Praça da Nascente-av. Pompeia, 2140, esquina com André Casado.
HORTA COMUNITÁRIA DA SAÚDE (Rua Paracatú, 66, final da Rua das Uvaias, próximo ao Metrô Saúde) – todo segundo domingo do mês a partir de 9h.
3- Projeto Germinar – Hortas comunitárias em Santa Catarina
O Projeto Germinar foi implantado pela prefeitura de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, no início de 2013, com o objetivo de criar hortas comunitárias como estratégia para utilizar espaços abandonados e melhorar a qualidade de vida da população.
— O custo para implantar e manter as hortas é muito baixo considerando o reflexo social que elas trazem.
Além de ser uma oportunidade de interação social entre os vizinhos, é uma forma de estimular a alimentação orgânica, sem agrotóxicos. Outra vantagem é que terrenos que antes estavam abandonados hoje são produtivos —, avalia o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Aricenir Canuto.
4- Horta Urbana na cobertura do Shopping Eldorado, São Paulo.
No teto do shopping Eldorado funciona uma horta de aproximadamente 1000 m2!
A ideia inicial era diminuir a quantidade de lixo que a empresa enviava aos aterros sanitários, sendo assim, implementaram o sistema de compostagem com os resíduos orgânicos da praça de alimentação.
Depois, ao pensar que destino seria dado ao composto, o superintendente do shopping decidiu começar uma horta na cobertura.
A produção da plantação é distribuída entre os funcionários e o problema das 15 toneladas mensais de lixo orgânico desapareceu. A ideia deu tão certo que já está prevista uma ampliação.
5-Horta comunitária do Cosme Velho – Rio de Janeiro – RJ
A horta comunitária o Cosme Velho está sendo feita pelos moradores do bairro, que revitalizaram um terreno baldio, atrás da praça São Judas Tadeu, e transformaram numa área de plantio e convívio.
A mentora do projeto é a jornalista Luzia London.
Agora que já conhece exemplos bem interessantes de hortas urbanas no Brasil, conheça também 5 exemplos de hortas urbanas pelo mundo.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: Agrotóxicos: um perigo real para a vida humana e para o planeta – Nara Guichon Textil