Cartaz usa nanotecnologia para absorver poluição.

15/05/2014 por Juliana Rangel

Um cientista e um premiado poeta, ambos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, desenvolveram um cartaz gigante que usa a nanotecnologia para absorver poluição, e melhorar a qualidade do ar da cidade.

Ele pode absorver os compostos tóxicos de cerca de 20 carros por dia, se for colocado em uma via movimentada. A ideia dos Professors Tony Ryan (cientista ) e Simon Armitage (poeta) é uma possível forma de reduzir doenças, retirando alguns compostos tóxicos do ar das nossas cidades .

O cartaz de 10m por 20m foi revestido com nanopartículas de dióxido de titânio, a mesma substância utilizada para janelas autolimpantes.

Não será capaz de acabar com todos os males do tráfego, mas vai absorver substâncias tóxicas que não vemos nem sentimos, mas que têm sido associadas a problemas respiratórios, incluindo a asma .

“Adicionando menos de £100 ao custo do poster, os anúncios podem virar catalisadores” Não é barato, claro, mas se funcionasse, valeria a pena.

“Se cada cartaz publicitário no país fizesse isso, teríamos uma qualidade do ar muito melhor.”, disse o professor Ryan.

Ele também está trabalhando em outra ideia, adicionar as nanopartículas ao sabão em pó, de modo que as roupas possam absorver esses venenos. Dois pares de calças jeans poderiam limpar os óxidos de nitrogênio de um carro, sem prejudicar quem está vestindo.

O poema que estará escrito no cartaz, chamado- se” In Praise of Air” (Em homenagem ao ar).

nanotecnologia para absorver poluição

O cartaz será exposto em Sheffield no próximo ano.

Fonte: BBC News

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *