A Cidade Maravilhosa terá mais ciclovias e estações de bicicletas compartilhadas

22/01/2014 por Redação SustentArqui

O Rio de Janeiro vai ganhar mais ciclovias e estações de bicicletas compartilhadas (Bike Rio) este ano.

Serão 200 novas estações até o final do ano, por meio do projeto Bike Rio. Com o novo plano, todas as regiões da capital fluminense serão contempladas pelo sistema de transporte, que vai somar 260 pontos pela cidade, onde serão oferecidas 2.600 bicicletas aos cariocas e turistas.

Os planos de expansão do projeto de compartilhamento foram apresentados no ano passado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura do Rio. O objetivo é transformar a bicicleta num meio de transporte cada vez mais eficiente, por meio da ampliação do sistema e do aumento da infraestrutura para os ciclistas, tendo em vista, inclusive, os eventos esportivos que serão realizados na cidade – como os jogos da Copa e as Olimpíadas de 2016.

Bike_Rio_1

A criação das novas estações foi confirmada após o Itaú renovar seu contrato com a prefeitura do Rio de Janeiro por mais cinco anos. Desde sua criação, em 2011, o projeto de mobilidade caiu no gosto dos cariocas, e a alta procura pelas bikes evidencia a necessidade de ampliação da estrutura. Até o momento, são 60 estações que atendem a mais de 200 mil usuários cadastrados no sistema, realizando cerca de 2,5 milhões de viagens desde outubro de 2011.

As novas estações funcionarão no mesmo modelo dos pontos existentes, com liberação das bicicletas via celular e integração aos outros meios de transporte público por meio do RioCard.

Como parte do plano, as ruas de Copacabana, na Zona Sul, vão ganhar mais de 13,87 quilômetros de ciclovias, com o objetivo de incentivar a mobilidade sustentável. O projeto abrange todas as ruas do bairro, exceto as vias contempladas pelo BRS (Nossa Senhora de Copacabana, Barata Ribeiro e Princesa Isabel).

O bairro da princesinha do mar é o que mais faz uso de bicicletas da cidade, de acordo com a Ong Transporte Ativo, 60 mil viagens são feitas diariamente no bairro, das quais, 12 mil são para entregas.

Sabemos que ainda temos muito caminho pela frente, mas já é um começo. É vantajoso para todos, inclusive para os comerciantes, já que foi provado que ciclovias beneficiam o comercio local. E melhor ainda para quem pedala, veja abaixo um infográfico que mostra os benefícios da magrela:

Benefícios da bicicleta

Fonte: Ciclovivo e CBN

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *