Projeto Sustentável no novo Centro de vistantes em Stonehenge – UK
Novo Centro de vistantes de Stonehenge, na Inglaterra com projeto sustentável de Denton Corker Marshall.
O Stonehenge é uma estrutura formada por círculos concêntricos de pedras, onde se identificam três distintos períodos construtivos pré-históricos. É o mais visitado e conhecido do mundo, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos.
Os ingleses aguardavam há muito tempo um centro para acolher os visitantes deste local.
O edifício foi projetado para se harmonizar sutilmente com esta paisagem. Reversibilidade – a capacidade de retornar o local ao seu estado atual – foi o conceito-chave do projeto sustentável.
O edifício deve durar tanto tempo quanto ele precisar, mas pode, se necessário, ser removido, deixando pouco impacto no local.
Isto se conseguiu através do formato do edifício, como uma jangada, que foi implementado sem muita alteração na topografia do solo. O uso de colunas delgadas e paredes leves permitiu que a profundidade das fundações fosse minimizada.
Outras características sustentáveis do projeto são:
-Bomba de calor geotérmica. Permite que o edifício seja aquecido sem a necessidade de combustíveis fósseis.
– Painéis estruturais com isolamento. Permitem melhor eficiência na construção, minimizando os resíduos e garantindo um excelente isolamento térmico.
– Modo de ventilação misto. O edifício será naturalmente ventilado sempre que as condições climáticas permitirem
– Reaproveitamento da água da chuva e das águas cinzas.
– Materiais locais, recicláveis e renováveis foram utilizados sempre que possível.
Stephen Quinlan , sócio da Denton Corker Marshall , disse:
” Várias estratégias foram adotadas no projeto para garantir que o centro fosse ambientalmente amigável e utilizasse os recursos naturais de forma responsável. Desde a proteção solar da cobertura que promove a ventilação natural e a redução da necessidade de refrigeração artificial, até por soluções mais técnicas: como as bombas de calor e o isolamento de alta eficiência” .
Fonte: Dezeen
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários