Silver Oak se torna a vinícola mais sustentável do mundo

24/09/2020 por Leticia Figueiredo

Depois de um incêndio devastador que ocorreu na vinícola Silver Oak no Napa Valley, Califórnia, há quase 15 anos, os proprietários transformaram a tragédia em oportunidade.

Fizeram uma reforma completa da instalação com o objetivo de atingir os mais rígidos padrões de construção sustentável do mundo. 

O projeto de reforma ficou a cargo do escritório Piechota Arquitetura e levaram tão a sério o conceito de construção sustentável que a edificação não obteve somente uma, mas duas certificações!

A vinícola Silver Oak assim como é conhecida por suas práticas agrícola sustentáveis, também é considerada a vinícola mais sustentável do mundo.

Conquistou a certificação LEED Platinum e em abril do ano passado a Certificação de Sustentabilidade do Living Building Challenge (LBC) do International Living Future Institute (ILFI).



Características principais de construção sustentável da Silver Oak

A vinícola Alexander Valley Silver Oak é certificada como Living Building em sete categorias, ou como a certificadora a chama, sete ‘pétalas’.

Os destaques da produtora da uva Cabernet Sauvignon incluem:

  •  a obtenção de energia positiva líquida, 
  • o uso de materiais sustentáveis ​​e, 
  • o gerenciamento eficiente da água. 
A utilização de iluminação natural e materiais de construção sustentáveis ​​são apenas dois dos conceitos integrados no design ecológico desta construção.

Energia incorporada e pegada de carbono

Para reduzir a pegada de carbono total incorporada, segui-se uma série de estratégias na fase de projeto como por exemplo:

  • O concreto utilizado deveria conter 40% de cinzas volantes na sua fabricação;
  • Na fachada do edifício utilizou-se um revestimento de sequóia que reduz o carbono total incorporado no projeto em 3%;
  • O projeto utilizou uma construção leve em aço, minimizando o tempo de construção, 

O aço também reduziu o desperdício de construção, e igualmente também proporcionou mais flexibilidade para futuras mudanças.

Assim uma análise de quantificação dos materiais de construção revelou que a estrutura do edifício contém 4.373 t de CO2e, mais 1.010 t de CO2e correspondentes à instalação dos 2.999 painéis fotovoltaicos monocristalinos instalados.

Silver Oak Alexander Valley Winery, construída na Califórnia.
O projeto cuidou da imagem exterior do edifício, integrando o edifício com parâmetros naturais como água e vegetação.

Madeira como material de construção

O projeto que tem um design minimalista contemplou os revestimentos internos e externos em madeira.

Mas  é claro que em um edifício que tem práticas sustentáveis em sua operação não iria aceitar madeira de qualquer procedência.

Primeiramente utilizou-se madeira recuperada, após esgotar essa possibilidade a nova madeira necessária para a construção de reforma da vinícola Silver Oak deveria ser certificada.

Da mesma forma velhos barris de carvalhos de uma antiga adega foram ressignificados e assim a madeira foi reutilizada na escadaria principal na ala da administração.

Vinícola Silver Oak - Piechota Arquietura

Já na entrada da vinícola tijolos de calcário que sobraram de construções das instalações da empresa foram recuperados e reutilizados.

Aproximadamente 42% (mais que o dobro do mínimo exigido) dos materiais de construção usados ​​para construir a vinícola e sala de degustação foram montados e / ou extraídos de locais localizados a menos de 500 km da vinícola.

Um dos espaços interiores do edifício, construído com madeira sustentável e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Um dos pátios exteriores concebido como ponto de encontro de visitantes e trabalhadores.

Gestão sustentável da água

A água gerada durante a produção do vinho é tratada por um biorreator de membrana (MBR), desinfetada com sistema ultravioleta e armazenada em um tanque de quase 380.000 litros. 

Essa água é reutilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagem de equipamentos em toda a vinícola.

Instalação para tratamento de água

Energia solar e eficiência energética

A vinícola também alcançou a categoria de energia líquida positiva, com a instalação de 2.595 painéis solares que geram mais de 104% da necessidade total de energia.

Os painéis solares instalados na cobertura do edifício fornecem mais de 100% da energia necessária.
A energia da vinícola vem de instalações solares
O edifício também contém isolamento espesso para minimizar o uso de refrigeração e aquecimento.

Iluminação natural e design de espaço

O uso de luz natural no prédio facilita a baixa necessidade de iluminação artificial na maior parte do ano.

Vinícola Silver Oak - Piechota Arquietura

Aproveitamento de luz natural através do teto de madeira da vinícola.

O projeto da vinícola Silver Oak contempla espaços abertos e que estimula encontro e convívio entre seus colaboradores e visitantes apreciadores de um bom vinho.

Claro que um projeto como este não deixaria o pilar da economia de lado, uma porcentagem dos custos do projeto foi doada para instituições de caridade locais com foco em saúde, educação e artes.



Fotografia de Damion Hamilton | Site Piechota Arquitetura | Silver Oak

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *