Projeto de casa no Amazonas tem estrutura de madeira e brise vegetal.

11/11/2020 por Redação SustentArqui

Projeto de casa no Amazonas do premiado arquiteto belga Laurent Troos tem estrutura de madeira local e brise vegetal.

Localizada em uma antiga área de piscicultura no interior do estado, a casa Guaporé será construída em um dos lagos que hoje se encontra abandonado.



Após estudar a orientação solar e a direção dos ventos, foi definida a implantação da casa, que está pensada para tirar o melhor proveito da iluminação e a ventilação natural.

Um pátio interno também favorece a ventilação e a iluminação e recebe as águas pluviais do telhado, que quando estiver chovendo formará uma pequena cachoeira no interior. Um sistema de coleta da água do lago também está previsto para que a pequena cachoeira funcione, mesmo sem chuva, quando os proprietários desejarem.

A estrutura de madeira está projetada com um malha modular, visando a economia de materiais.

A madeira será extraída do próprio terreno de forma responsável e beneficiada no local, diminuindo assim o impacto do transporte. Está sendo elaborado um plano de replantio para compensar o material utilizado.

Um dos destaques do projeto é um brise vertical vegetal feito com uma treliça metálica pré fabricada que envolverá toda a casa.

A ideia é que a vegetação tome conta da construção de forma controlada, simulando o ambiente circundante tropical.

Apesar de não estarem representadas nas imagens, também estão previstas placas fotovoltaicas para captar a energia solar.

O arquiteto está radicado em Manaus, possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo em Bruxelas (2001), e especialização em “Geografias e Cidades” pela Escola da Cidade, São Paulo (2010) )

Laurent desenvolveu vários projetos urbanos e arquitetônicos em todas as escalas e ganhou vários concursos e prêmios internacionais. Entre eles, o Prêmio Dezeen 2019 na categoria Casa Rural pela Casa Campinarana.

Desde 2013, é também Diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus e cofundador do LABVERDE, Programa de Imersão em Arte na Amazônia.

casa Guaporé



Imagens cedidas pelo arquiteto

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *