Garagem subaquática para bicicletas é inaugurada em Amsterdã
Amsterdã, conhecida também como a cidade das bicicletas, inaugurou recentemente uma incrível garagem subaquática exclusiva para o meio de transporte preferido de 35% da população.
Na cidade holandesa é normal ter grandes estacionamentos somente para as bicicletas, a novidade é que a obra foi construída sob as águas do canal, que separa as duas partes (Amsterdam-Noord e Amsterdam-Zuid) da cidade. E está localizada nas proximidades da Estação Central de trens da cidade.
A garagem subaquática tem capacidade para guardar 6.300 bikes pessoais e 700 de uso compartilhado; tudo para facilitar a primeira ou última viagem de trem.
Além das 7 mil vagas abertas nesta primeira fase do projeto, uma nova ala do estacionamento será inaugurada, com mais 4 mil vagas, totalizando 11 mil vagas.
A estrutura pode parecer exagerada, mas não para as cidades holandesas que estão, gradativamente, deixando os automóveis pessoais no passado. Dados indicam que aproximadamente 35% dos habitantes de Amsterdã usam bicicletas diariamente.
O projeto do estacionamento “IJboulevard”, assinado pelo escritório de arquitetura VenhoevenCS, em colaboração com o Museu de Amsterdã, levou quatro anos para ser construído. O investimento dispensado ao projeto é de 60 milhões de euros
Na página dos arquitetos tem as seguintes informações sobre o espetacular projeto da garagem subaquática:
Prioridade para bicicletas e pedestres
O IJboulevard oferece mais espaço público para pedestres em torno do centro de transporte mais movimentado da cidade.
O projeto inclui 6.000 m2 de novo espaço público acima do solo, criado pelo armazenamento de bicicletas debaixo d’água.
A cobertura do estacionamento forma o novo boulevard ao longo do rio IJ, criando uma nova passarela e espaço de convivência para moradores e visitantes, com áreas de estar e vista para o rio IJ.
Conexão estrutural e visual
O interior do IJboulevard apresenta um design caracterizado por linhas fluidas e formas arredondadas detalhadas, criando uma estética acolhedora e convidativa.
O uso de paredes de madeira, iluminação sutil e uma paleta de cores calma ajudam na clareza e orientação.
As entradas são finalizadas com a mesma pedra natural cinza escura do boulevard, proporcionando uma transição perfeita entre os espaços internos e externos.
As escadas com grandes superfícies de vidro permitem a entrada de luz natural e proporcionam uma visão do estacionamento a partir da avenida de pedestres.
O design bem iluminado e sem colunas, as longas linhas de visão e a posição proeminente do escritório do gerente contribuirão para uma sensação de segurança para os usuários.
Sustentável e com a natureza inclusiva
IJboulevard é um projeto sustentável e ecológico que integra baixo consumo de energia, materiais sustentáveis e recursos que promovem a biodiversidade.
Ele também incorpora recursos que imitam habitats naturais para promover a biodiversidade e apoiar a vida aquática.
O projeto inclui elementos como cabanas biológicas, madeira, esteiras de coco e concreto poroso entre os suportes das estacas subaquáticas para fornecer abrigo e superfícies para o crescimento de plantas aquáticas, com o objetivo de melhorar a saúde geral do rio.
De acordo com o site The Verge, que visitou o local, a garagem subaquática é gratuita nas primeiras 24 horas, e depois custa € 1,35 (cerca de R$ 7,48) para cada dia adicional.
O acesso à garagem é por meio de uma ciclovia no nível da rua, que leva à entrada acima do solo da estrutura subaquática. Uma placa mostra o número de vagas disponíveis e duas esteiras rolantes que descem abaixo da linha d’água levam a pessoa até a entrada do espaço.
Fontes: Mobilize, The Verge e VenhoevenCS
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários