Conheça 6 exemplos de revestimentos mais sustentáveis

25/01/2018 por Redação SustentArqui

Tintas ecológicas, madeira de demolição, garrafas Pet e bambu são algumas das alternativas para revestimentos mais sustentáveis.

É de conhecimento geral que reformar a casa, o escritório, ou mesmo construir, causa enorme impacto ambiental. São resíduos, gasto excessivo de material, muitas vezes desnecessários, diversos poluentes, entre outros que, a longo prazo, arruínam ecossistemas.

No entanto, uma nova onda de preocupação em reduzir este impacto está ganhando mais força, ao menos em uma das etapas dos processos de construção e reforma: a utilização de revestimentos mais sustentáveis, tanto para piso, quanto para paredes.

Confira exemplos de revestimentos mais sustentáveis:

1 – Use e ame o bambu

revestimentos sustentáveis - bambu

Exemplo de revestimento de bambu. Pode ser usado tanto para paredes, como para pisos

Por ser renovado rapidamente na natureza, o bambu é uma ótima alternativa tanto para revestir pisos quanto paredes. Além disso, bambus são encontrados em abundância em muito lugares e sua exploração e extração não causam impactos ambientais pesados. Outra vantagem do material é que este não deixa resíduos ou mesmo gases tóxicos e poluentes que prejudiquem ao meio-ambiente.

Veja: 8 ideias sustentáveis para usar o bambu


2 – Porcelanato com conteúdo reciclado

revestimentos mais sustentáveis - porcelanato

Os porcelanatos têm alta durabilidade e podem ser colocados tantos em pisos quanto em paredes

Modelos com materiais reciclados em sua composição têm ganhado força no mercado e conquistado muitos adeptos da cultura de reutilização. Um pedreiro especializado em colocação de porcelanato pode fazer a instalação deste modelo, evitando desperdícios.

3- Tintas ecológicas e naturais

revestimentos mais sustentáveis - tintas ecológicas
Foto: Embarro -www.embarro.com

Produzidas a base de água e pigmentos naturais, as tintas ecológicas não têm compostos orgânicos prejudiciais

Pigmentos naturais são aqueles encontrados em muitas plantas. São serem livres de compostos orgânicos voláteis, quase sem cheiro e ainda não agridem a camada de ozônio.

Veja: Como fazer uma tinta ecológica 

 

4- Madeira de demolição

revestimentos mais sustentáveis - madeira de demoliçõ

Madeira de demolição, após o tratamento, confere o ar mais rústico e cheio de personalidade ao espaço

Além de cumprir o processo de retorno e reutilização, usar madeira de demolição para revestir pisos, paredes e até alguns móveis deixa tudo com muita personalidade. O ar mais rústico encontrado a partir do processo de tratamento para reutilização é o que há de mais atrativo, além, é claro, de todo o papel sustentável.


5- Cimentício mais ecológico

Muito resistentes, duráveis e quase livres de manutenção, os cimentícios ecológicos são feitos a partir de placas que secaram naturalmente, dispensando o uso de um forno ou câmera quente, por exemplo. Desta forma, não emitem gases poluentes e nocivos em seu processo de produção, além de serem muito bonitos.

6- Garrafas PET também para revestir

revestimentos sustentáveis - garrafa pet

 

A garrafa PET reciclada tem uma infinidade de usos e manuseios. Logo, que tal usá-la também para revestir pisos, paredes, armários e tudo o que desejar? Já existe no mercado vários produtos que utilizam o material em sua fabricação, como ladrilhos, pastilhas e etc

Veja mais opções de revestimentos mais sustentáveis no nosso guia de materiais.

Texto enviado por Renan Correia

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *