Alojamento em Ruanda com materiais locais e naturais
O escritório americano Sharon Davis Design projetou um alojamento em Ruanda para abrigar médicos e enfermeiros que dão apoio ao hospital da região, com materiais locais e naturais, como o eucalipto e tijolos artesanais, além de muita iluminação natural.
O alojamento está localizado próximo ao hospital Rwinkwayu, inaugurado em 2005, como parte do esforço de reconstrução do pós-guerra do governo de Ruanda, com o objetivo de fortalecer o sistema público de saúde em dois distritos carentes na província oriental, trazendo assistência médica a uma região que antes não tinha um hospital funcional, servindo também como centro de educação médica para a África Oriental.
O projeto se adequou tanto ao clima quente e seco, quanto ao orçamento apertado, exigido pelo cliente, o Ministério da Saúde de Ruanda.
Todos os materiais da construção foram adquiridos no país, a maioria em áreas vizinhas; as pedras foram extraídas no local para todas as fundações e passarelas, os tijolos ecológicos foram feitos a mão por uma cooperativa de mulheres da região, e o telhado feitos com telhas de barro, que é ventilado para melhor desempenho térmico e acústico.
Com o objetivo de ajudar a apoiar a economia local, cerca de 90% da mão de obra foi executada por moradores da aldeia rural de Rwinkwavu, e as mulheres representaram pelo o menos um terço da equipe durante toda a construção.
Sharon Davis, descreve o projeto como “mais do que um dormitório para médicos e enfermeiros, esse projeto significa não só que os funcionários irão viver mais do hospital – economizando tempo e dinheiro – mas também uma habitação de qualidade, perto do hospital que vai aumentar a moral, melhorar as ligações entre a equipe e comunidade e, esperamos, criar uma aldeia dentro desta aldeia “.
O brise vertical de eucalipto envolve toda a construção, proporcionando uma sensação de proximidade e privacidade para os usuários, além de criar uma conexão com as formas mais tradicionais da construção local.
A instalação é dividida em dois volumes térreos, com oito quartos cada um, dispostos em torno de um espaço comum que promove a comunidade entre os vários profissionais de saúde.
Cada quarto tem uma varanda privada com vistas para o vale, que serve também como proteção contra o calor e a chuva.
O resultado é uma construção adequada ao clima com um excelente uso de materiais locais e naturais.
Fonte: Designboom
Fotos: Bruce Engel – cortesia Sharon Davis Design
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários