Aproveitamento de água caseiro criado por jovem inventor
Adolescente de 15 anos cria um sistema de baixo custo para aproveitamento de água na sua própria casa. Depois de muita pesquisa na internet e dedicação, o jovem Raphael Marra construiu um sistema de aproveitamento de água da chuva e reutilização da agua dos chuveiros e maquina de lavar roupa. Mas as invenções não param por aí, até o vapor de água produzido durante o banho, o jovem transforma em água.
No banheiro, o vapor de água é capturado através de uma ventoinha de computador, ele puxa todo o vapor e vai condensando e é canalizado em um galão de água de 10 litros, onde gera 50 ml de água por banho. No ralo do chuveiro ele utiliza uma bomba de aquário para direcionar a água para uma caixa d’água (localizada na laje do térreo da residência), onde é tratada com o mesmo sistema da Sabesp, o sulfato de alumínio, para retirar todo o sabão fazendo todas as impurezas decantarem, e finaliza o tratamento com cloro. Depois de tratada um cano liga a uma torneira à parte, na pia da cozinha.
Raphael instalou um cano na laje para captar toda a água da chuva, antes que chegasse a grelha do seu corredor, que enviava para o sistema de esgoto, Esse cano vai direto para um reservatório primário, que também recebe a água da máquina de lavar. Através de outro cano com filtro de lã acrílica (que barra qualquer elemento sólido), conecta ao segundo reservatório. Recebendo a água mais limpa, esse reservatório contém um filtro de polipropileno, que foi desenvolvido pela NASA para tratar a ureia dos astronautas e também é tratado com cloro ou filtro de ultravioleta (que degenera qualquer DNA das bactérias).
Para fazer experimentos e montar o sistema completo, o jovem gastou R$1.500,00, dinheiro guardado em aniversário, páscoa, Natal, datas comemorativas. Hoje faz o mesmo projeto para vizinhança por R$900,00, o dinheiro arrecadado Rafael está juntando para pagar a análise da água resultante do tratamento. O jovem inventor não para por ai, o próximo desafio é produzir biodiesel com o óleo de cozinha.
Lembre-se que a água da chuva nunca pode ser consumida para fins como; beber, cozinhar, escovar os dentes e tomar banho; antes de receber tratamento adequado, pois é ácida e pode conter coliformes, metais pesados, entre outros perigos à saúde. O indicado é que esta água só seja utilizada para fins não potáveis, como limpeza e rega de plantas.
Relacionado: Dicas para Aproveitamento de água da chuva: para uso não potável.
Confira no vídeo abaixo, o sistema criado por Raphael:
Vídeo: MPDesenvolvimentos
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: 3 itens de sustentabilidade que ajudam a valorizar seu imóvel - Blog do Juscelino Dourado
Muito bom parabéns ao jovem.
Porém é necessário dizer que se a água contém metais pesados, (e contém também muito fosfato) não deveria ser recomendado para irrigar plantas.
Poderia até ser utilizada para irrigar plantar ornamentais em situações controladas.
Mas o jovem cientista da um exemplo: hoje toda a casas já deveriam vir com um sistema similar nos projetos.
Fica a lição para os arquitetos e engenheiros, empreendedores e gestores de políticas públicas.