Aproveitamento de água caseiro criado por jovem inventor

20/03/2015 por Cristiane Nunes

Adolescente de 15 anos cria um sistema de baixo custo para aproveitamento de água na sua própria casa. Depois de muita pesquisa na internet e dedicação, o jovem Raphael Marra construiu um sistema de aproveitamento de água da chuva e reutilização da agua dos chuveiros e maquina de lavar roupa. Mas as invenções não param por aí, até o vapor de água produzido durante o banho, o jovem transforma em água.

No banheiro, o vapor de água é capturado através de uma ventoinha de computador, ele puxa todo o vapor e vai condensando e é canalizado em um galão de água de 10 litros, onde gera 50 ml de água por banho. No ralo do chuveiro ele utiliza uma bomba de aquário para direcionar a água para uma caixa d’água (localizada na laje do térreo da residência), onde é tratada com o mesmo sistema da Sabesp, o sulfato de alumínio, para retirar todo o sabão fazendo todas as impurezas decantarem,  e finaliza o tratamento com cloro. Depois de tratada um cano liga a uma torneira à parte, na pia da cozinha.

aproveitamento de água
Sistema de aproveitamento de água do chuveiro

Raphael instalou um cano na laje para captar toda a água da chuva, antes que chegasse a grelha do seu corredor, que enviava para o sistema de esgoto, Esse cano vai direto para um reservatório primário, que também recebe a água da máquina de lavar. Através de outro cano com filtro de lã acrílica (que barra qualquer elemento sólido), conecta ao segundo reservatório. Recebendo a água mais limpa, esse reservatório contém um filtro de polipropileno, que foi desenvolvido pela NASA para tratar a ureia dos astronautas e também é tratado com cloro ou filtro de ultravioleta (que degenera qualquer DNA das bactérias).

aproveitamento de água
A imagem mostra cano que possui a lã acrílica e liga os dois reservatórios

Para fazer experimentos e montar o sistema completo, o jovem gastou R$1.500,00, dinheiro guardado em aniversário, páscoa, Natal, datas comemorativas. Hoje faz o mesmo projeto para vizinhança por R$900,00, o dinheiro arrecadado Rafael está juntando para pagar a análise da água resultante do tratamento. O jovem inventor não para por ai, o próximo desafio é produzir biodiesel com o óleo de cozinha.

Lembre-se que a água da chuva nunca pode ser consumida para fins como; beber, cozinhar, escovar os dentes e tomar banho; antes de receber tratamento adequado, pois é ácida e pode conter coliformes, metais pesados, entre outros perigos à saúde.  O indicado é que esta água só seja utilizada para fins não potáveis, como limpeza e rega de plantas.

Relacionado: Dicas para Aproveitamento de água da chuva: para uso não potável.

Confira no vídeo abaixo, o sistema criado por Raphael:

Vídeo: MPDesenvolvimentos



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Pingback: 3 itens de sustentabilidade que ajudam a valorizar seu imóvel - Blog do Juscelino Dourado

  • Muito bom parabéns ao jovem.
    Porém é necessário dizer que se a água contém metais pesados, (e contém também muito fosfato) não deveria ser recomendado para irrigar plantas.
    Poderia até ser utilizada para irrigar plantar ornamentais em situações controladas.
    Mas o jovem cientista da um exemplo: hoje toda a casas já deveriam vir com um sistema similar nos projetos.
    Fica a lição para os arquitetos e engenheiros, empreendedores e gestores de políticas públicas.