Banheiro seco vira atração em uma Ecovila
Banheiro seco vira atração na Ecovila Inkiri Piracanga, localizada na Península de Maraú, no sul da Bahia.
Tudo começou através de um sonho de uma das idealizadoras da ecovila, a Angelina Ataíde. Ela achava que para a ideia do banheiro seco tivesse visibilidade, ele deveria ser bonito e atraente, para despertar o interesse dos usuários.
O objetivo era transformar o sistema de banheiros públicos do local que era feito com água convencional, em um sistema de saneamento ecológico.
A ideia era construir um banheiro de forma que fosse muito atraente e limpo para que as pessoas tivessem vontade de usar, e estabelecer uma mudança de paradigma em relação aos banheiros nos moradores e visitantes da Ecovila.
Relacionado: Conheça o projeto ecológico para um centro de gestantes na Ecovila Piracanga
Para concretizar este sonho a arquiteta Irina Biletska, projetou um conjunto de banheiros públicos, que foi apelidado por eles como o ” banheiro seco mais lindo do mundo“.
A edificação é composta por 4 espaços: 1 só de mictório, e 3 espaços para o “número dois”, um dos quais foi projetado especialmente para crianças.
As paredes foram construídas com várias técnicas de bioconstrução: Pau-a-pique, hiperadobe e cob com o enchimento de garrafas de PET com resíduos domésticos de plástico compactados dentro. E foram rebocadas e pintadas com materiais naturais à base de argila.
E a construção foi toda coberta por um lindo telhado verde.
Detalhe do banheiro seco:
O sistema de processamento de matéria fecal é feito por microorganismos. Já a urina e as água cinzas são tratadas através de um filtro biológico conhecido como”círculo de bananeiras”.
A ideia de chamar atenção para o banheiro funcionou, desde que foi inaugurado em 2015, virou um ponto de atração turística na área.
Veja o vídeo com uma explicação do banheiro seco:
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários