Campanha usa humor para conscientizar sobre o desperdício de água

23/08/2014 por Redação SustentArqui

Irreverente campanha incentiva a população a não lavar as calçadas. Como uma forma de manifesto, pintam nas calçadas da cidade de São Paulo  o personagem  Cascão, conhecido por não gostar de água.

Um grupo de 15 jovens profissionais da área de comunicação criou uma iniciativa diferente para alertar a população paulistana sobre o desperdício de água. Eles pintaram o Cascão (personagem da Turma da Mônica, criado por Maurício de Sousa) nas calçadas da cidade, junto da frase: “Não quero água”. Cascão é conhecido por fugir sempre do banho, por isso, foi escolhido para a campanha.

A primeira pintura foi feita em uma calçada na Avenida Paulista, em frente ao Shopping Center 3. “A ideia é desenhar em locais onde há grande fluxo de pessoas, assim é possível divulgar bem nosso projeto”, diz um dos organizadores, que prefere se manter no anonimato. A campanha já dura quase um mês e espalhou a figura do Cascão em 100 calçadas do centro e nas zonas leste, sul e oeste de São Paulo.

No Instagram @naoqueroagua, o grupo divulga fotos de suas intervenções na cidade. Pede também para seus seguidores enviarem imagens que denunciem o desperdício em seus próprios bairros. “Vamos levar o Cascão até as calçadas onde costumam ser lavadas com frequência”, afirma um dos integrantes do projeto, que prefere não se identificar.

Campanha “Não quero água” usa humor para conscientizar sobre o desperdício de água

 

Sem perceber, uma pessoa pode desperdiçar muita água usando uma mangueira: são gastos mais de 500 litros de água em meia hora. Para limpar a calçada, melhor recorrer à vassoura e, se necessário, utilizar um balde para jogar a água no chão – de preferência, água de reúso.

Ainda que menos de 1% da água doce do planeta esteja acessível para consumo, o volume existente hoje é mais que suficiente para abastecer as necessidades da humanidade. O Instituto Akatu defende a adoção de um modelo de consumo e de produção mais consciente, que permita a renovação deste recurso precioso de forma sustentável. Assim, é importante que todos tenham o conhecimento de que o consumo de cada um, mesmo individualmente ou em pequenos grupos, provoca impactos significativos nos indivíduos, na sociedade, na economia e no meio ambiente.

Campanha “Não quero água”

Fonte: Akatu

Fotos:Reprodução: Instagram @naoqueroagua

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *