Casa Manifesto – Contêineres + Materiais reciclados
“Não é pela mudança climática, é porque nunca fui capaz de deixar comida no meu prato.” Essa frase, que justifica a escolha pela arquitetura sustentável, está no site dos arquitetos espanhóis James & Mau, que juntos com a empresa chilena de construção sustentável Infiniski, desenvolveram essa casa ecoeficiente feita com contêineres e 85% de materiais reciclados.
Composta por uma estrutura modular de três contêineres marítimos de metal e revestida com pallets de madeira, a casa manifesto foi montada em apenas 90 dias.
O desenho bioclimático da “Casa Manifesto”, como é chamada, faz com que ela se adapte a todas as estações do ano através de técnicas passivas de calefação e refrigeração.
No inverno a pele de madeira que reveste toda a casa, em combinação com o pano de vidro, gera um efeito estufa, esquentando a casa toda.
No verão, quando todas as janelas estão abertas, permite a ventilação cruzada, e a marquise retrátil gera sombra e conforto.
Com 160 m2, a casa fica localizada no topo de uma colina, em Curacaví, região metropolitana de Santiago, no Chile.
Possui 70% de autonomia em geração de energia, graças ao uso de energia solar. Um sistema feito de celulose reciclada, a partir de jornal, foi utilizado como isolamento térmico, melhorando sua eficiência energética.
Para completar as medidas sustentáveis da Casa Manifesto, foram utilizadas vigas de demolição, palletes, madeiras certificadas e pintura de baixa toxicidade.
Fotos: Antonio Corchera
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários