A casa sustentável de Philippe Starck consome um terço da energia de uma casa tradicional.

03/11/2014 por Juliana Rangel

O famoso designer francês Philippe Starck lançou recentemente um protótipo de uma série de casas de madeira pré-fabricadas com baixo consumo de energia.

O modelo faz parte da segunda série do designer francês de casas feitas sob encomenda produzidas em parceria com a Riko, um dos principais fabricantes europeus de construções de madeira pré-fabricadas.

Chamada de PATH (Prefabricated Accessible Technological Homes), que significa casas pré-fabricadas tecnologicamente  acessíveis, a série é composta por quatro tipos diferentes de modelos de casas – com um total de 34 plantas diferentes – todas projetadas para consumir um terço da energia de uma casa tradicional.

casa sustentável de Philippe Starck

“Com PATH, queríamos alcancar o maior público possível”, disse Starck, que também lançou recentemente uma marca de móveis customizáveis ​​e um termostato controlado por smartphone.

A casa sustentável de Philippe Starck tem dois andares e produz 50 por cento mais energia do que consome, em grande parte graças a uma variedade de “sistemas de eco-tecnologias” escondidas por trás do parapeito no telhado.

Os clientes podem escolher quais sistemas que desejam adicionar, entre painéis solares fotovoltaicos, turbinas eólicas, sistemas de captação de água da chuva e bombas de calor e outros sistemas eco-eficientes.

Philippe Starck casa sustentável

“Nós integramos o conhecimento de engenharia mais avançado e a tecnologia de pré-fabricação para criar uma solução de vida contemporânea que é economicamente acessível a todos os que apreciam a simbiose de ecologia e estética”, disse Janez Škrabec, CEO da Riko.

O modelo Montfort apresenta um exterior em grande parte envidraçado com linhas de painéis de alumínio, embora as casas fabricadas-offsite podem ser encomendadas com fachadas de madeira, ou como uma combinação dos dois.

Os tamanhos variam de entre 140 e 350 metros quadrados, com um ou dois andares. O número de quartos varia entre um e oito, sendo possível ser desde um pequeno estúdio com jardim até uma casa de família generosa.

O modelo protótipo da casa fica nos arredores de Paris, onde Stark e sua mulher vão morar posteriormente e é mostrado decorado com uma seleção de mobiliário e luminárias que ele criou ao longo de sua carreira.

casa sustentável de Philippe Starck

As paredes internas são revestidas com um material que cria pouco resíduo durante a fabricação.

As casas PATH estarão  disponíveis para encomenda a partir deste mês, custando entre 2.500 a 4.500€ por metro quadrado, dependendo da especificação. A empresa alega que serão entregue no prazo de seis meses e podem ser montadas em duas semanas.

A primeira séria de casas de Starck e Riko , foi chamada de DEARS, e foi lançada no final de 2012. O primeiro protótipo foi construído em Versalhes.

casa sustentável de Philippe Starck
casa sustentável de Philippe Starck

Fonte e Fotos via Dezeen

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *